III Feira Estadual de Matemática socializa resultados de pesquisas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

III Feira Estadual de Matemática socializa resultados de pesquisas

Ocorreu nesta terça-feira, 29 de novembro, a III Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul. O evento tem como finalidade  incentivar e divulgar as experiências, pesquisas e atividades realizadas por estudantes, professores e comunidade, que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos. 

Promovida pela Unijuí, a  Feira conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM-RS) e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Em sua fala inicial, o coordenador da Feira de Matemática, professor mestre Peterson Cleyton Avi, destacou a atuação dos sujeitos principais: avaliadores, professores orientadores e alunos. “Temos o protagonismo de estudantes e professores como foco principal, onde eles têm a oportunidade de socializar seus trabalhos com um grande público. Neste sentido, o diferencial do evento é a valorização do que acontece dentro das escolas” destacou.

Durante esta edição, 33 trabalhos foram apresentados ao longo do dia, sendo 15 no turno da manhã e 18 à tarde. As apresentações iniciaram com os trabalhos da Educação Infantil, Educação Especial e Anos Iniciais. À tarde foi a vez das categorias Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior.

Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul, professor doutor José Carlos Pinto Leivas, “as Feiras têm sido o elemento fundamental para aproximar os professores e a SBEM, tendo em vista a importância do trabalho que os profissionais desenvolvem com seus alunos, despertando o interesse pela  pesquisa”. 

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González, a Feira de Matemática expressa o compromisso da Unijuí, a partir do Projeto de Extensão, com a melhoria da qualidade da educação. “Os trabalhos tentam mostrar, de alguma forma, tudo que foi desenvolvido ao longo do ano, onde os professores possuem um papel fundamental na condução dos estudantes e engajamento dos mesmos neste projeto”, disse ressaltando ainda, o compromisso da Universidade com o desenvolvimento comunitário e formação de futuros cidadãos. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.