De 21 a 28 de agosto ocorre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para marcar a data, o Projeto de Extensão “Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”, da Unijuí, realiza uma programação especial, que vai desde um bate-papo online sobre inclusão até posts informativos acerca da temática.
A série de publicações teve início no sábado, 21 de agosto, na página do projeto no Instagram, onde será veiculado um post por dia até o final da semana. A iniciativa tem como objetivo instigar a reflexão sobre as necessidades e direitos da pessoa com deficiência, bem como conscientizar a comunidade sobre a importância de práticas inclusivas e políticas públicas voltadas para esse público.
Já na próxima segunda-feira, 30 de agosto, às 19h30, acontecerá, via Google Meet, o bate-papo online “Saúde, bem-estar e educação: inserção da pessoa com deficiência nos ODS”, promovido em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped). O evento visa incentivar o debate a respeito da inclusão, utilizando como plano de fundo para o diálogo o 3º e 4º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Saúde e Bem-estar e Educação de Qualidade, respectivamente.
A coordenadora do projeto, professora Karina Rios, fala sobre como surgiu a ideia do bate-papo. “O evento vai ao encontro da proposta da Instituição, de desenvolvermos ações alinhadas aos ODS. Propusemos então esse bate-papo, com o intuito de promover o debate e interação entre os participantes, e no formato online, considerando o sucesso do evento anterior”, explica.
Sobre o projeto
Desde 2019, o Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, alinhado ao Programa de Atenção à Saúde, promove ações a partir de duas abordagens norteadoras: uma diz respeito ao acesso da pessoa com deficiência ao serviço de referência e a outra aborda a qualificação dos serviços de saúde e da rede de atenção vinculados ao processo de reabilitação.
Entre as atividades já realizadas, estão ações educativas em grupo, acompanhamento de atendimentos na Unidade de Reabilitação Física (Unir) - habilitada pelo Ministério da Saúde para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, identificação dos pacientes que estavam em reabilitação no serviço, elaboração de materiais, produção científica e um curso de qualificação profissional abordando a metodologia de grupos.
Em junho deste ano, foi realizado o evento online “Movimento Delivery”, que contou com oficinas de yoga, tai chi chuan, alongamentos, exercícios respiratórios e dança. “O evento reuniu mais de 73 pessoas, incluindo a participação de pessoas com deficiência”, ressaltou a professora Karina Rios.
Ela completa que a habilitação da Unir para ser um Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual permitiu à extensão expandir a compreensão acerca das deficiências e promover ações para um público mais ampliado.
Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí