Você já imaginou poder ter uma ferramenta de ensino/aprendizagem que alia o lazer aos estudos? Este é um dos focos do MathGO, desafio proposto pelo Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que realiza ações de forma colaborativa e interdisciplinar entre a Unijuí e escolas da região.
Realizado pelos cursos de Ciências da Computação, Design e Letras - Português da Unijuí, o aplicativo MathGO conta com mais de 1.500 questões disponíveis para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
A competição ocorreu entre os dias 1º a 30 de abril, onde os estudantes participantes do desafio puderam responder as questões relacionadas à matemática, que variam entre os níveis fácil, médio e difícil, onde cada questão respondida possuía uma pontuação específica: quanto maior o nível de dificuldade, mais alta era a pontuação.
“Realizamos o desafio MathGO, com o objetivo de envolver toda a comunidade regional, escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. Tivemos neste período, 251 estudantes de 23 escolas participando. Conseguimos atingir nossa meta de que os alunos utilizassem o software como ferramenta de aprendizagem justamente neste momento em que eles precisam estudar em casa, não tendo o contato direto com os professores e colegas”, explicou a coordenadora do projeto, professora do curso de Design Barbara Gündel Mendonça.
Os cinco primeiros colocados e suas escolas receberam troféus de participação, e o primeiro lugar, um tablet, com o apoio do Programa Empreender para Transformar (PET) do Sicredi, no final de maio. Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, foi o grande vencedor do MathGO, “No começo do desafio foi difícil mas à medida que fui jogando, consegui colocar em prática o que aprendi na aula. Quase desisti, mas continuei me dedicando e conquistei a primeira colocação. Estou muito feliz com o prêmio”, disse.
Para a coordenadora, o resultado foi bastante positivo. “O objetivo do projeto sempre foi alcançar o máximo de estudantes possíveis para que utilizassem o aplicativo, para que se interessasse cada vez mais e estudassem de forma online. Vários estudantes participaram e o engajamento dos professores foi fundamental para que eles conseguissem acessar a plataforma e fossem incentivados realmente. A ideia é que se prossiga para que os alunos consigam entender os objetos de aprendizagem como sendo disponíveis no meio digital. Ou seja, não termos o celular apenas como lazer, mas também para estudar”.
O Projeto AppGO promete novidades para o segundo semestre deste ano. “A ideia do projeto é desenvolver o app PortGO, que englobará conteúdos de Língua Portuguesa. O aplicativo já está em desenvolvimento e pretendemos lançá-lo no segundo semestre. Queremos engajar os alunos, professores e escolas nesta outra área de conhecimento”, frisou a coordenadora.
Confira a lista dos vencedores:
1º lugar - Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).
2º lugar - Cassio Dallepiane dos Santos, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco (Catuípe).
3º lugar - Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, estudante da 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).
4º lugar - Mariana Webber Bagetti, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).
5º lugar - João Victor Hedlund Donatto, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).