Projeto de Extensão Educação em Saúde realiza ações preventivas contra a hipertensão e o diabetes - Unijuí

Na última terça e sexta-feira, dias 11 e 14 de maio, acadêmicos integrantes do Projeto de Extensão Educação em Saúde da Unijuí realizaram ações com pacientes atendidos no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual da Unijuí (CER III - Unir), junto à sala de espera da Unijuí Saúde. Com foco na prevenção da hipertensão arterial e no controle do diabetes, foi aferida a pressão arterial dos usuários, verificada a glicemia e discutidas orientações relacionadas aos hábitos de vida saudáveis, como ingestão diária de água, uso racional de medicamentos e seu descarte correto, vacinas contra a gripe e contra a covid-19, além da importância da atividade física.

“Estabelecemos uma conversa informal com o paciente, questionando como é a sua alimentação em casa e orientando sobre alimentos que contenham substâncias que são nocivas, que fazem com que ocorra uma elevação da pressão arterial e uma descompensação do diabetes. Inclusive, entregamos um pacotinho com alguns temperos, estimulando que estas pessoas façam uso em sua alimentação”, explicou a coordenadora do projeto Educação em Saúde, professora Angélica Cristiane Moreira.

O projeto de extensão desenvolve ações de educação em saúde na comunidade, visando a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Desenvolve atividades com grupos e também no domicílio, promovendo hábitos de vida saudáveis e adesão a processos terapêuticos. Promove um conjunto de práticas que contribuem para a independência das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e gestores. Ele tem como objetivo produzir impactos positivos sobre a saúde da população com um trabalho multiprofissional e interdisciplinar.

Do projeto de extensão participam, atualmente, mais de 40 voluntários, além de seis bolsistas, de diferentes cursos da área da saúde.

Prevenção e combate

Os hábitos alimentares ocupam um papel de destaque no tratamento e prevenção da hipertensão arterial, sendo que a reeducação alimentar e a redução de peso apresentam inúmeros benefícios no controle da pressão alta.  A redução de peso é a medida não farmacológica mais efetiva para controlar a hipertensão. Mesmo pequenas reduções de peso corporal têm diminuído significativamente a pressão e os riscos cardiovasculares. Dessa forma, a população deve adotar em sua dieta habitual um maior consumo de frutas e verduras, diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e industrializados, assim como reduzir as quantidades de sal em sua alimentação. Lembrando que os hipertensos devem aumentar o consumo de água, ingerindo entre 2 a 2,5 litros por dia.

Os fatores de risco para pressão alta podem ser divididos em modificáveis e não-modificáveis. A falta de exercício físico, ou seja, a vida sedentária, contribui para o excesso de peso, e é considerado um fator de risco modificável, juntamente com a obesidade. Além disso, a má alimentação, pautada no pouco consumo de frutas e verduras e aumento do consumo de comida processada, também é considerado um fator de risco modificável. O sal em excesso pode facilitar e agravar a hipertensão arterial, por conter sódio, que é um potente estimulante cardíaco. Outros fatores de risco modificáveis são o alcoolismo e tabagismo, visto que o consumo exagerado de álcool e cigarro compromete a pressão arterial. Para finalizar os fatores de risco modificáveis, o estresse, ou seja, o excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação da pressão. Os fatores de risco não modificáveis são: hereditariedade, sendo o histórico familiar também um fator de risco. A idade, visto que o envelhecimento aumenta o risco de pressão alta em ambos os sexos. E por fim, a etnia - pessoas da etnia negra são mais propensas à pressão alta.

Para ajudar no controle e evitar problemas decorrentes da pressão alta são necessárias algumas modificações no estilo de vida, como manter o peso saudável e, principalmente, controlar a quantidade de sódio na alimentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de sódio deve ser menor que 2g por dia, o que equivale a 4g de sal de cozinha, ou seja, uma colher rasa de chá de sal por dia. É importante lembrarmos que alguns dos alimentos naturais como, carnes, laticínios e hortaliças que consumimos diariamente já possuem o sódio em sua composição.

Dez passos para uma alimentação saudável para pessoas hipertensas:

1. Procure usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos;
  2. Para não exagerar no consumo de sal, evite deixar o saleiro na mesa. A comida já contém o sal necessário;
  3. Leia sempre o rótulo dos alimentos verificando a quantidade de sódio presente;
  4. Prefira temperos naturais como alho, cebola, limão, cebolinha, salsinha, açafrão, orégano, manjericão, coentro, cominho, páprica, sálvia, entre outros;
  5. Alimentos industrializados como embutidos (salsicha, salame, presunto), enlatados, molhos prontos e carnes salgadas (bacalhau, charque, carne seca e defumados) devem ser evitados, porque são ricos em gordura e sal;
  6. Diminua o consumo de gordura. Use óleo vegetal com moderação e dê preferência aos alimentos cozidos, assados e/ou grelhados;
  7. Procure evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros, pois eles contribuem para a elevação da pressão arterial;
  8. Consuma diariamente pelo menos três porções de frutas e hortaliças;
  9. Dê preferência a alimentos integrais como pães, cereais e massas, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  10. Mantenha o seu peso saudável.