Público lota oficinas da Unijuí em Novo Oriente do Piauí - Unijuí

Público lota oficinas da Unijuí em Novo Oriente do Piauí

Recepção dos rondonistas no município contou com presença significativa da população.

Texto: Róbson Gomes – rondonista e estudante de Jornalismo da Unijuí

A escola Adelaide de Souza Martins, em Novo Oriente do Piauí, abriu seus portões aos rondonistas da Unijuí e a toda comunidade local. Com corações ansiosos, pessoas de todas as idades receberam os jovens acadêmicos que deram início na manhã de segunda-feira (15) às oficinas de capacitação da operação João de Barro, do Projeto Rondon.

Foi um momento especial, como afirmou a universitária de Nutrição Diovana Noremberg. “Foram dois meses de preparação intensa, agora finalmente começamos a pôr em prática tudo aquilo que preparamos”, disse. Pela manhã, as primeiras atividades abordaram os temas que visavam, por meio de discussões com os participantes, mapear os principais problemas do município. Simultaneamente ocorreu a oficina de cooperativismo e associativismo, que demonstrou funções e objetivos de uma cooperativa.

Segundo o diretor da escola, Antônio Márcio, a presença do Rondon é de significativa importância para a comunidade novo-orientina. “A presença de universitários enriquece a população com conhecimento. Estamos todos felizes de estarem aqui trabalhando em prol da população. Só nos resta agradecer”, externou.

No saguão principal da escola, crianças entravam em um novo mundo, colorido à muita tinta, diversão e amor, mudando a segunda-feira e os tons da rotina. Os olhos das meninas brilharam com cada nova pintura no rosto, enquanto eram maquiadas pelas acadêmicas da Universidade que, além disso, também fizeram desenhos e pintura facial.

Durante a tarde, novas capacitações foram realizadas. O líder comunitário e agente endêmico, Zé Ferreira, participou da oficina sobre zoonoses e as principais doenças dos animais. Para ele, foi um momento de formação. “Possuíamos pouco conhecimento sobre a temática e agora que ela foi abordada de uma forma muito clara e consistente, poderei repassar para todos os colegas que atuam no combate a endemias”, declarou.

Outra avaliação foi feita por José Nilton, morador da localidade, que assistiu à oficina que abordou a criação de peixes, ao que declarou ser uma oportunidade enriquecedora. “Uma experiência única. Enriqueceu o nosso conhecimento e tirou dúvidas para que possamos incentivar agricultores a produzir com melhor qualidade. Tínhamos deficiência de informações sobre como criar os peixes, a respeito da oxigenação da água, sobre reservatório”, disse. Ele declarou que os produtores não têm essas informações técnicas. “Muitos têm vontade de potencializar e expandir sua produção e renda. A partir da capacitação que tivemos, isso poderá ser possível”, enfatizou.

A chegada em Novo Oriente do Piauí movimentou o município

Os rondonistas da Unijuí chamaram a atenção em Novo Oriente do Piauí. Com seus olhares atentos, alegres e esperançosos, os moradores acompanharam os acadêmicos que percorreram ruas e bairros enquanto dirigiam-se à praça do município. Na localidade, um público massivo admirava-se com as pilchas de dois universitários que usavam trajes característicos da cultura sul rio-grandense. Junto com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), os universitários da Unijuí chegaram à cidade no domingo (14) pela manhã.

A recepção oficial na comunidade ocorreu às 19h, oportunidade em que a praça local contava com público significativo. A professora coordenadora da equipe da Unijuí, Luciana Viero, externou o convite a toda população para que participem das oficinas de capacitação que serão ministradas pelo grupo. No perímetro urbano, as atividades serão na escola Adelaide, já na zona rural, nas localidades de Aprazível, Saco, Areias, Pé da Serra, Serrote e Caraíbas. As oficinas contemplam as áreas de agronomia, medicina veterinária, nutrição, engenharia civil e ciências biológicas.