Com o objetivo de desenvolver trabalhos na área de agronomia e medicina veterinária em conjunto com o município de Coronel Barros, a Unijuí esteve reunida, na manhã desta quarta-feira, com o prefeito Edison Arnt, em seu gabinete. Participaram do encontro o chefe Departamento de Estudos Agrários (Deag), Osório A. Lucchese e coordenador do curso de Medicina Veterinária e chefe substituto do mesmo Departamento, Fernando Silvério da Cruz.
Os docentes apresentaram algumas atividades que podem ser realizadas em Coronel Barros através dos laboratórios da Instituição, assim como do Hospital Veterinário. Uma das propostas oferecidas ao município foi o programa “StartUp do leite”.
Segundo o professor Osorio A. Lucchese, o projeto visa atender cerca de 30 produtores de leite do município, que necessitam de um acompanhamento profissional para melhorar a produtividade e qualidade do leite. A proposta é de que treineiros (profissionais recém-formados), bolsistas e professores, possam trabalhar de um ano e meio a dois anos, acompanhando e prestando auxílio a estas propriedades. O custo para manter o projeto no município, neste período, seria assumido pelo poder público e os parceiros.
Além disso, o chefe do Departamento de Estudos Agrários destaca que, dentro de duas semanas, deverão retornar ao município para apresentar o projeto final. Posterior a isso, será analisado pela administração para que então o prefeito possa dar uma resposta final.
Tendo em vista a necessidade de auxílio aos produtores de leite, o Chefe do Executivo demonstrou interesse em aderir ao projeto, o qual poderá melhorar os rendimentos das propriedades do interior de Coronel Barros.