Projeto de Extensão da Unijuí Campus Santa Rosa sensibiliza jovens do Ensino Médio na escolha profissional
A escolha profissional é um importante momento, ligada ao presente e também ao futuro. E, nem sempre ela é fácil: jovens, ainda com pouco experiência, precisam decidir qual caminho trilhar.
É neste momento que, em escolas de Santa Rosa e região, o projeto de Extensão do Curso de Psicologia da Unijuí, desenvolvido no Campus, intervêm. Coordenado pela professora Silvia Colombo, o projeto “Sensibilização para a Escolha Profissional na adolescência” busca perceber angústias e anseios dos adolescentes. O objetivo é sensibilizar os estudantes nesse processo de escolha profissional.
Estudantes voluntários e uma bolsista discutem com esses alunos questões referentes a psicologia do trabalho e da adolescência com a orientação dos professores. Em seguida, já dentro da escola, com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, aplica-se a EMEP – Escala de Maturidade para a Escolha Profissional. Depois desta etapa ocorre uma entrevista, realizada de forma individual. Os estudantes respondem questões sobre seus desejos profissionais, sobre o conhecimento que possuem da área que pretendem escolher, entre outras.
O próximo passo é organizar oficinas. Nesse momento o projeto conversa com o grupo de estudantes. “Se em uma turma a escala revelou que o índice de responsabilidade ou de autoconhecimento é o que está mais em desvantagem, a gente organiza algumas oficinas que trabalham essa temática”, explica a professora Silvia.
Mara Carine Cardoso Lima, bolsista do Projeto, revela que no início existem sempre muita indecisão. “Mesmo que a escolha não precisa necessariamente ser decisiva, é uma importante etapa da vida deles. Por isso precisam possuir informações para a tomada de decisão”, observa.
No final desse processo, a escala e a entrevista são aplicadas novamente. O objetivo agora é saber as mudanças que aconteceram no decorrer do projeto, visto que este é o período de inscrições para vestibulares e ENEM.
O projeto de extensão ainda oferece aos estudantes o Teste de Interesse Profissional. O resultado dirá qual a área do conhecimento que o estudante teria maior interesse e habilidades em desenvolver.
Para Mara a experiência de contato com a comunidade foi tão produtiva que lhe trouxe certeza na sua escolha da profissão. “Poder trabalhar com esses adolescentes e poder contribuir com eles nesse momento tão importante é muito gratificante para minha vida pessoal e acadêmica”.