|
O principal ponto da pauta foi a apresentação de sete novas sócias que farão parte da FECONSOL e já participarão da próxima Feira.
Aconteceu, nesta quarta-feria, dia 17, na Incubadora da Unijuí, a reunião mensal da Associação de Coletivos Diversificados de Trabalhadores de Economia Solidária de Ijuí. O principal ponto da pauta foi a apresentação de sete novas sócias que farão parte da FECONSOL e já participarão da próxima Feira.
A Feira de Economia Solidária acontece em Ijuí desde 2003 a FECONSOL proporciona um espaço de comercialização e de formação. Semestralmente os associados participam de encontros e atividades de formação voltadas para a economia solidária, cooperativismo, associativismo, autogestão, liderança, técnicas de vendas e formação de preço.
O evento vem crescendo, tanto em número de empreendimentos expositores como de visitantes consumidores, além da visibilidade e destaque que recebe da comunidade local. Hoje participam da feira 20 empreendimentos, sendo 11 no setor de alimentação e nove na área de artesanato. Dois deles começaram com poucos produtos e com esforço, dedicação e força de vontade constituíram suas agroindústrias familiares, estão legalizados e seus produtos receberam o selo Sabor Gaúcho. Diretamente a Itecsol assessora 35 pessoas dessa Associação. A demanda pelo espaço da feira tem aumentado - quase todos os meses a Feconsol recebe carta de intenção de ingresso. A Economia Solidária é uma alternativa de crescimento, tanto na área econômica como na social e a participação na Feira é uma atividade diferenciada para a geração de renda.
A feira acontece mensalmente, no Campus da UNIJUÍ, em frente ao prédio da Biblioteca Mário Osório Marques, conforme calendário previamente aprovado pela Reitoria da UNIJUÍ.