NEPI promove workshop de apresentação de resultados - Unijuí

NEPI promove workshop de apresentação de resultados

O projeto atendeu 370 empresas nas regiões Fronteira Noroeste e Celeiro.

O Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) Fronteira Noroeste e Celeiro, viabilizado através da cooperação entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Agencia Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Associação IPD e Unijuí Campus Santa Rosa, promoveu na tarde de segunda-feira, dia 21, o Workshop de apresentação de resultados e de avaliação do Projeto.

Na oportunidade os presentes foram recepcionados pela equipe do NEPI, com a abertura realizada pelo Pró-reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, quando destacou a importância do projeto para a região e os resultados produzidos em benefício das empresas da região.

Em seu pronunciamento, o Diretor Ajunto da AGDI e representante do Governo do Estado, Edisson Osvaldo Arndt, enfatizou a importância e a qualidade dos resultados produzidos pelo NEPI Fronteira Noroeste e Celeiro e a parceria com a AIPD/UNIJUI, momento que assumiu empenho para a rápida abertura de edital para garantir a continuidade desta assessoria às indústrias da região. Também destacou que o Governo está transferindo alguns destes projetos para a Coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Na sequência o Coordenador do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) e Presidente do Corede Fronteira Noroeste, professor Pedro Luís Büttenbender, apresentou a trajetória do NEPI na região e sua vinculação às estratégias e projetos de desenvolvimento para a região noroeste. Enfatizou as prioridades do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região e os aportes tecnológicos e de inovação do NEPI.

Os extensionistas do NEPI representados pelo extensionista José Joarez Sausen, apresentaram os resultados das 370 empresas atendidas pelo NEPI nas regiões Fronteira Noroeste e Celeiro, em especial, as 126 em atendimento através do Convênio AGDI 025/2014. Explanaram os avanços com a inovação, aumento de produção, produtividade, produção mais limpa e a competitividade das empresas atendidas.

Como demonstração prática de resultados nas empresas atendidas, foram apresentados os cases das empresas Iluminox, de Santa Rosa e Cerâmica Barrichello, de Independência.

A Secretaria de Desenvolvimento do Município de Santo Cristo, Sr. Emerson Bernardi, que também é Coordenador do Fórum dos Secretários de Desenvolvimento do noroeste Gaúcho, reconheceu a parceria importante dos municípios e o valor dessa extensão para as empresas e solicitou empenho para a renovação desta Cooperação entre o Governo do Estado, a UNIJUÍ e as empresas da região.

Para o coordenador do NEPI, a extensão da UNIJUÍ confirma a importância da Universidade, integrada com o ensino e a pesquisa, como agente impulsionador e parceiro do desenvolvimento regional. “As 370 empresas atendidas pelo NEPI além de integrar a prioridade de investir no fortalecimento das cadeias produtivas da região, valida a inserção e cooperação da universidade com os setores produtivos da região, e sustenta uma agenda positiva e afirmativa de desenvolvimento regional. Ante a crise e todas as turbulências políticas, apoiar e investir em produção, geração de trabalho e renda e a agregação de valor, se constitui no diferencial no empreendedorismo territorial”, destaca Pedro.

Sobre o NEPI

O NEPI tem por objetivo o aumento da eficiência e competitividade das empresas, com incremento da produção, do emprego e da renda, além do desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Estado e suas regiões. As ações na empresa são de assessoria, consultoria e capacitação para inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas nas áreas de gestão, processo e produto.

O NEPI Fronteira Noroeste/Celeiro é Coordenado pelo professor da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender, e contou com as ações dos extensionistas Valmir Pudell, Guilherme Renz, Manuela Hermes, José Joarez Sausen, Maria Buss e Roselene Zamboni Villanova e o apoio do assistente administrativo Dionathan Dallalba.