|
Além de apresentações de empresas atendidas pela Criatec, evento contou com a presença do superintendente de investimentos e inovação do Badesul, que falou sobre créditos oferecidos para empreendedores.
Na manhã desta terça-feira, 27 de maio, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), com sede em Panambi, realizou pela primeira vez o Café Tecnológico, evento que tem por objetivo promover a inovação e o desenvolvimento de empresas incubadas e a troca de experiência entre empreendedores e convidados. O Café foi realizado em parceria com o Projeto Extensão Produtiva e Inovação núcleo Noroeste Colonial (PEPI), com a prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Panambi.
Em funcionamento desde junho de 2012, a Criatec de Panambi conta com uma empresa incubada até o momento, a Elohhim Inovação em Termoplásticos Ltda, mas está com edital aberto para seleção de mais uma empresa. Segundo o prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym, as expectativas do município em relação ao funcionamento da Criatec e de projetos como o PEPI são muito positivas para o desenvolvimento do empreendedorismo.
Durante o evento, o Pró-Reitor do Câmpus de Panambi, Nelson Thesing, destacou ainda que o espaço no mundo empreendedor fomentado pela UNIJUÍ não é só oferecido para as empresas incubadas, há também a preocupação com a economia solidária, outro segmento atendido pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (AGIT), da qual a Criatec também é integrante. Além disso, o Café Tecnológico é destinado a empresários da região que buscam informações e auxilio nos negócios. “O PEPI auxilia as empresas, e eventos como este são feitos para que possamos levar as informações aos empreendedores”, afirmou Marcos Paulo Dhein Griebeler, coordenador do núcleo Noroeste Colonial do Projeto Extensão Produtiva e Inovação (PEPI).
|
As empresas Nativa Gestão e Meio Ambiente, Elohhim Inovação em Termoplásticos Ltda e 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação, falaram aos presentes sobre as propostas de suas empresas e sobre o apoio que recebem da Criatec. Para os empreendimentos que passam pelo período de incubação, a Criatec oferece subsídios de custos em infraestrutura, assessoria da Unijuí em áreas estratégias como marketing, administração e contabilidade e o apoio na participação em eventos, projetos e relacionamento com o mercado.
Outro destaque do evento foi a palestra do superintendente de investimentos e inovação do Badesul, Elias Graziottin Rigon, que falou sobre os programas de crédito Inovacred e Criatec II. O Inovacred, segundo ele, tem como objetivo a introdução de novos produtos, processos e serviços, é o financiamento a projetos inovadores. Já o Criatec II é um fundo de investimento em participações voltado para empresas startups inovadoras, que ainda está em processo de estruturação. De acordo com Elias, o fundo irá contar com um gestor regional que irá captar empresas aptas a receber o investimento, e incubadoras como a Criatec e projetos como o PEPI são importantes fontes de empreendimentos: “É um campo que poderá ser abrangido”, afirmou.
Usina de Ideias
Agência Experimental de Comunicação Social
DACEC - UNIJUÍ