XVII Enaced debate as implicações e inquietações da educação na família e na escola - Unijuí

Enaced promove palestras, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências com o tema: Professor, família, escola e os processos de inclusão.

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizou na noite desta segunda-feira (5) a abertura oficial do XVII Encontro Nacional de Educação (Enaced). Pesquisadores, professores e acadêmicos estiveram reunidos no evento, que promove palestras, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências sobre o tema: Professor, família, escola e os processos de inclusão.

Estiveram presentes na abertura do evento o Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, Coordenadora do Curso de Pedagogia e do XVII Enaced, professora Hedi Maria Luft, Coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), professora Ilse Bamberg, representante da Secretaria Municipal de Educação e Juventude, Carlos Neitzke, Diretora da Regional do SINPRO/RS, professora Naíma Wadi, representante do CPERS/Sindicato, Fátima Regina Pressoto e Chefe do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), professor Mario Atuatti.

A palestra de abertura da 1ª etapa do Enaced teve como tema “A inclusão social e a família”, ministrada pela professora Dr. Luciene Regina Paulino Tognetta (UNICAMP/UNESP), que foi coordenada pelo professor de Pedagogia Celso Martinazzo.

Durante o evento a professora Eloisa de Souza Bohrer, do DHE da UNIJUÍ, realizou uma apresentação artística interpretando o poema de autoria de Ghiaroni “Monólogo das mãos”.

A programação do Enaced segue até sexta-feira (09/05). Na noite de hoje, terça-feira, o tema a ser debatido será “A Inclusão pessoal – Marketing”, apresentado pelo professor e Coordenador do curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, Luciano Zamberlan. Na mesma noite também acontecerá considerações sobre o tema “Educação de Surdos”, professoras da equipe diretiva da Escola Ensino Médio Concórdia para surdos (APADA), Patrícia Pires e Fernanda Alves estarão debatendo o assunto com os presentes. Na noite de quarta-feira, a palestra terá como tema “os processos pedagógicos na inclusão da escola e na família”, com as palestrantes, professora Alessandra Franzen Klein de Horizontina e professora Noeli Weschenfelder do DHE UNIJUÍ. Na quinta-feira o painel temático será sobre “As práticas educativas de escola em turno integral” com as painelistas professora e diretora Roseli Schaeffer e equipe de professores da escola Marques do Herval de Santa Rosa. E na noite de sexta-feira estará acontecendo oficinas pedagógicas com acadêmicos e professores do curso de pedagogia da UNIJUÍ.

A 2ª etapa do Enaced estará ocorrendo no mês de agosto, nos dias 18 a 22. Mais informações sobre a programação completa do encontro pode ser conferida no site: http://www.unijui.edu.br/eventos/xvii-encontro-nacional-de-educaco-333

Sobre o Enaced

O objetivo do Enaced é compreender as implicações e inquietações da educação na família e na escola para aprofundar os conhecimentos sobre as relações, a identidade e a responsabilidade da atuação profissional, oportunizando uma reflexão sobre os desafios mais recentes da docência.

A organização é do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ, com apoio 17ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa, Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Santa Rosa, 10º Núcleo do Sindicato dos Professores do Estado do RS e Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul SINPRO/RS.