A comunidade ijuiense que foi até a Praça da República durante o sábado pode contar com diversos serviços de saúde gratuitos.
Também foram prestadas informações sobre medicamentos, a função do farmacêutico e o descarte correto de medicamentos em desuso ou vencidos, durante o evento Farmacêutico na Praça.
O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Farmácia, em parceria com a UNIJUÍ e Associação dos Farmacêuticos do RS (Afargs). Foram aplicados testes de glicemia, aferição da pressão arterial e orientação farmacêutica como o correto descarte de medicamentos. A comunidade também levou seus medicamentos vencidos ou em desuso para o correto descarte.
Além de disponibilizar gratuitamente serviços de saúde e informações úteis, o evento serviu para destacar o papel do profissional farmacêutico em um atendimento qualificado e humanizado. “Ações como o Farmacêutico na Praça são fundamentais para marcar a importância deste profissional, capacitado para acolher e esclarecer dúvidas da população”, destaca a professora do curso de Farmácia da UNIJUÍ, Angélica Moreira.
Representando a maior parte dos voluntários presentes, os estudantes da UNIJUÍ envolvem-se constantemente em projetos com a participação da comunidade e já experimentam a atenção farmacêutica mesmo antes de se formarem. Angélica Moreira ressalta que isto é possível graças ao currículo, bastante voltando para a saúde coletiva. Logo no início do curso, os acadêmicos começam a ter contato com a realidade da saúde pública e, ao longo da graduação, realizam estágios para aprimorar a vivência nas diversas áreas de atuação no segmento.
Informações do Conselho Regional de Farmácia/RS