Estudo foi realizado no mês de maio, e apresentou pequeno aumento do índice em relação à última pesquisa, realizada em novembro do ano passado
O Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV), vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) da UNIJUÍ, realizou no mês de maio uma pesquisa com os empresários do setor varejista de Santa Rosa. O estudo avaliou o grau de confiança que os empresários possuem em relação às suas atividades.
Para a formação do Índice de Confiança do Empresário Varejista (ICEV) considera-se o sentimento do empresário através de seis questões, que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras de sua própria empresa, do setor de atividade ao qual está inserida e da economia brasileira de uma forma geral. Os empresários do setor varejista de Santa Rosa aumentaram sua confiança, comparando os resultados apurados na última pesquisa, realizada no mês de novembro de 2012. Segundo os resultados, ocorreu aumento de 0,4 ponto no índice geral de confiança.
Foram pesquisadas 210 empresas de Santa Rosa. Conforme o levantamento e análise dos dados das empresas o índice geral de confiança aumentou de 70,5 (novembro de 2012) para 70,9 pontos (maio de 2013). De acordo com o professor que coordena o Programa, Ariosto Sparemberger, este aumento pode estar associado ao período de datas comemorativas, em especial o Dia das Mães: “mas também em decorrência das condições favoráveis da última safra agrícola e do controle da inflação por parte do Banco Central”, afirma.
O estudo constatou que os segmentos mais otimistas são: móveis e eletroeletrônicos (75,5 pontos) e matérias de construção e ferragens (75,3 pontos). Os setores com menor percentual de confiança foram: bazar, presentes e decorações (64,4 pontos) e ótica, relojoaria e bijuterias (69,1 pontos). Mesmo que o estudo apontou alguns setores com índice menor, contata-se que o resultado é altamente positivo, pois todos estão num patamar bem acima de 50 pontos, já considerado positivo.
Foram pesquisados dez setores: informática, papelaria; supermercados e mercados; veículos e peças; bazar, presentes e decorações; móveis e eletroeletrônicos; tecidos, vestuário e calçados; combustíveis e lubrificantes; farmácias e perfumaria; ótica, relojoaria e bijuterias; matérias de construção e ferragens. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Bruna Gabriela Warmbier, Karin Riedner, Anacely Hoffmann e Andressa Streicher, e os bolsistas de Ensino Médio, Samara Oswald, Eliza Soares, Ana Paula Moreira, Denise Borchate, Bruna Luconi e Gabriela Lunardi.