Trazer os prazeres do paladar, numa mistura de ingredientes, sabores e culturas, é o principal objetivo do projeto Gastronomia e Nutrição – A arte de comer bem. Que depois do sucesso com o público ijuiense será ministrado em Santo Ângelo, de 8 a 11 de abril, no Clube Gaúcho.
A UNIJUÍ está oferecendo quatro cursos de extensão, contemplando diferentes cozinhas e com diferentes e renomados chefs, para qualificar estudantes, cozinheiros, auxiliares de cozinha e todos os que gostam da arte de cozinhar.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março, no Portal da UNIJUÍ. O curso está dividido em quatro módulos, sendo que os interessados podem realizar todos os módulos, ou optarem por um deles. Cada módulo conta com quatro horas/aula, totalizando 16 horas para os que fizerem os quatro cursos oferecidos.
Os módulos estão assim divididos: 8 de abril - Cozinha Italiana (Chef Marcelus Vieira); 9 de abril de 2013 - Cozinha Tailandesa (Chef Felippe Sica); 10 de abril - Cozinha Japonesa; (Chef Raquel Dal Ri) e 11 de abril - Cozinha Contemporânea (Chef Michel Vallandro). As aulas acontecem na parte da tarde ou à noite, conforme a disponibilidade do interessado (das 13h30 às 17h30 ou das 18h30 às 11h30).
Os sabores da Itália serão trazidos pelo chef Marcelus Vieira, ele é sócio em um projeto pioneiro no país, o Al Mondo, que consiste em levar visitantes para viverem a rotina de um local, em um outro país, com muita comida e vinho.
Com muitos aromas e temperos o chef Felippe Sica traz as peculiaridades da cozinha tailandesa um chef gaúcho especializado nas culinárias tailandesa e francesa. Já comandou as cozinhas de alguns dos mais conhecidos restaurantes de Porto Alegre e hoje trabalha como professor, consultor em gastronomia e produz almoços e jantares exclusivos. Usando muitos temperos, como o alho, o gengibre e a pimenta, foram feitos pratos com camarão, berinjela, num misto de aromas e sabores típicos da cozinha tailandesa. Tudo degustado pelos participantes.
A chef Raquel Dal Ri é gerente na empresa Gendai Japonese Food, franquia que tem como marca registrada a agilidade, preços acessíveis e qualidade nos famosos temakis, sushis e sashimis tradicionais desta culinária, além de muitos outros pratos.
O chef Michel Vallandro é proprietário do restaurante Umberto, na capital, que traz além da culinária italiana, francesa e contemporânea, uma decoração inspirada em antiquário, com belíssimas peças que são uma atração extra. O conceito de cozinha contemporânea abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade, mas com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos.