UNIJUÍ presta assessoria técnica para municípios para elaboração dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste, presidido pela UNIJUÍ, começou nesta semana as atividades de capacitação, planejamento, metodologias e encaminhamentos para o processo de elaboração dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Municipal, dos municípios da região. Um primeiro encontro ocorreu na última sexta-feira, com a parceria da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), UNIJUÍ, coordenadorias regionais do Governo do Estado e outros. A partir desta demanda a FIDENE/UNIJUÍ está prestando assessoria técnica aos municípios da região.

As ações deste encontro coordenadas pelo presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Büttenbender, e pela secretária executiva do Conselho, Dolores Turra, tiveram a participação de prefeitos, secretários, assessores municipais, Fundação Pró-Ponte e Consórcio COFRON. Büttenbender fez a apresentação de um diagnóstico socio-economico da região, ponderando desafios de organização estratégica e de cooperação da região para aumentar a capacidade de atração de investimentos na região. Estes investimentos priorizados  em grandes grupos: 1) a qualificação e capacitação da gestão pública e de seus membros; 2) o fortalecimento tecnológico, inovação, agregação de valor e empreendedorismo das cadeias produtivas; e 3) investimentos na expansão, modernização e qualificação da infraestrutura tecnológica, energética, logística, comunicações e outros.

O presidente do Corede destacou que os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Municipal, combinam três vertentes: a luz do Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal; a luz do Plano Plurianual Participativo; e priorizações para o Processo de Participação Cidadã para o próximo Orçamento do Estado. A UNIJUÍ, URI e outras  instituições estão apresentando pré-diagnóstico regional para que cada um se enxergue no contexto para construir a matriz FOFA criando um mapa estratégico do município com seus diversos eixos. Culminando com a priorização em 10 de julho para a validação direta das prioridades por todos os cidadãos do município. Assim, através destes mecanismos cada município cria a sua identidade e peculiaridade. Cada município a luz de sua dinâmica poderão construir mecanismos de movimentação, obedecendo ao movimento macrodinâmico e se define a Agenda do PAC Noroeste da nossa região. Dois ou três temas que poderemos apresentar à região.  

A maioria dos municípios da região já manifestaram e confirmaram a participação no processo de Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal, revelando a região noroeste como diferenciada e inovadora na sua prospecção de futuro e na definição da agenda de prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Noroeste. Nenhum município pretende ficar fora dos projetos e dos recursos a serem liberados e investidos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.