O mestrando Vinicios Gonchoroski de Oliveira está na cidade de Zaragoza, na Espanha, realizando uma coleta de dados sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as práticas do Governo Eletrônico (e-Gov) na administração pública espanhola.
Este levantamento de dados será utilizado para auxiliar na elaboração da sua dissertação do Mestrado em Desenvolvimento que cursa na UNIJUÍ. Seu retorno está previsto para o dia 17 de fevereiro.
O mestrando busca aprofundar informações sobre a Lei 11/2007 que prevê o acesso eletrônico dos cidadãos nos serviços públicos. “A finalidade desta legislação corrobora para as práticas do e-Gov que possui como princípio promover o uso das TICs nas relações entre a administração pública e os cidadãos. No Brasil existe esta tentativa de fomentar a utilização das TICs e do e-Gov através da Lei de Acesso a Informação 12.527/2011, estimulando as administrações públicas a publicizar suas informações e serviços aos cidadãos, como por exemplo, através da internet e dispor de instrumentos que possibilitem tal e interação dos cidadãos no âmbito da esfera pública”, explica.
Vinícios teve acesso a diversas produções acadêmicas disponíveis na Universidade de Zaragoza, conversou com os professores do Departamento de Contabilidade e Finanças da Faculdade de Economia e nesta oportunidade apresentou seu projeto de dissertação que tem como título “Interfaces entre a Cidadania Deliberativa e Governo Eletrônico: O caso dos Municípios da Região Funcional de Planejamento 7 do Rio Grande do Sul”.
Entre outras atividades desempenhadas pelo acadêmico, destacam-se uma entrevista com o Dr. Fernando Tricas Lamana que é especialista em TIC pela Universidade Politécnica de Madrid e Doutor em Geografia na Universidade de Zaragoza sobre “El gobierno electrónico: servicios públicos y participación ciudadana”, uma conversa com Pablo Bárcenas Gutiérrez que é Subdiretor de Modernização da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP) e também uma conversa com o professor Dr. Fernando Galindo Ayuda sobre a utilização do método Lefis Metric, métricas utilizadas para avaliar portais e sítios de governos, este professor participa do projeto “Observatório do Governo Eletrônico” na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).