Evento organizado pela UNIJUÍ reuniu projetos de extensão da região
Coordenadores e extensionistas dos Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação da região Noroeste do Estado se reuniram nesta terça-feira, em Ijuí, para integrar e socializar os objetivos e planos de ação de cada um dos projetos. A proposta foi definir uma agenda de cooperação e alinhamento, potencializando as ações junto às empresas industriais da região. O evento foi organizado pela UNIJUÍ e Sebrae, com apoio de outras instituições de ensino e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Estiveram presentes representantes do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) das regiões Noroeste Colonial, Missões e Fronteira Noroeste/Celeiro; projetos do Sebrae; Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) das regiões de Ijuí e Santa Rosa; Incubadora de Empresas -Criatec, Comitês de Bacias Hidrográficas e coordenações dos projetos de Arranjos Produtivos Locais (APL’s). O Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, que coordena o Nepi Fronteira Noroeste/Celeiro, professor Pedro Büttenbender, diz que há um grande número de programas e projetos sendo executados na região e direcionados aos empresários: “a integração e cooperação entre os projetos se torna decisivo para o alinhamento das ações, otimização dos recursos e potencializar os resultados para o fortalecimento as cadeias produtivas e a competitividade das empresas”. Ele destaca que a ação articulada potencializa o processo de desenvolvimento regional e estimula do empreendedorismo, acesso as novas tecnologias e a inovação. A prioridade dos NEPI´s é prestar assessoria à empresas industriais metal-mecânico, agroindústrias, móveis e confecções.
Durante a tarde ocorreu oficina de integração e troca de experiências entre os NEPI’s. Büttenbender enfatiza que as regiões já têm um primeiro diagnóstico, e as empresas abertas e receptivas as contribuições dos projetos, criando um ambiente inovador e que potencializar os negócios e o próprio desenvolvimento e da região.