Pesquisa foi realizada por acadêmicos bolsistas do curso de Administração, em Santa Rosa
Um estudo do Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ligado ao Curso de Administração do Campus Santa Rosa, apontou as tendências de compra e valores a serem gastos em presentes neste Natal.
Foram entrevistados 207 consumidores no centro de Santa Rosa, no período de 3 a 8 de novembro. Os resultados mostram que 90% dos pesquisados pretendem comprar presente para este Natal.
Em relação aos valores a serem gastos, os índices mais significativos mostram que 15,6% vão gastar R$ 100, 14% R$ 200 e 9,1% R$ 50. Também a pesquisa aponta para outros valores em menor percentual. Mas há consumidores dispostos a gastar até R$ 1.000 em presentes.
Os presentes mais procurados deverão ser os tradicionais como o chocolate (31,8%), roupas (19,3%) e brinquedos com 18,7%. Ainda a pesquisa mostra a preferência por outros produtos, como calçados (5,5%), acessórios (5,5%) e eletroeletrônico (4,3%). Já em relação ao número de pessoas que se pretende presentear, os dados mostram que 70% pretendem incluir até 3 pessoas. Mas também há consumidores que irão presentear até 10 pessoas.
Para o coordenador da pesquisa, professores Ariosto Sparemberger, a tradição do presente no Natal ficou evidenciada no estudo. Também as crianças motivam seus pais a comprar presentes neste período. Além do incremento do décimo terceiro salário, economias pessoais estão sendo acionadas neste período do ano.
Os dados foram coletados pelos bolsistas do Progev e acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Cleber Graef, Bruna Gabriela Warmbier, Lucas Escher e Vinicius Rigon Dorneles. E bolsistas do Ensino Médio - Escola Polivalente - Mariéli Nunes, João Vitor Lunardi e Estefani Krauss.