Dados foram coletados por acadêmicos bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, e consideraram a visão de adultos e crianças
A UNIJUÍ Campus Santa Rosa divulgou nesta segunda-feira uma pesquisa que buscou identificar as intenções de presentes para o Dia das Crianças, da população da cidade. A indicação dos presentes foi concebida a partir da visão dos adultos e também das crianças.
Um questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas e acadêmicos do curso de Administração do Campus da Universidade na cidade, para uma amostra de 232 adultos. Para identificar a visão das crianças, foram entrevistados 159 alunos da Escola Santos Dumont - Polivalente, por meio de questionário aplicado pelos professores e direção.
A pesquisa revelou a preferência de produtos que os adultos devem comprar para presentear as crianças, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras. O estudo mostra que 85% das pessoas entrevistas pretendem comprar presente; destas, o estudo buscou identificar quantas crianças o entrevistado pretende presentear: 36% uma criança, 30% duas crianças, 11% três crianças, 8% cinco crianças e 7% quatro crianças. A maioria dos presentes será dada pelos pais (32%), avô e avó (20%) e padrinhos (19%). Os fatores para a escolha são com 22% o preço, seguido do desejo da criança com 21% e em terceiro a qualidade, com 13%. Quanto ao tipo de presente, a pesquisa revelou que 35% darão brinquedos, 13% vestuários, 3,5% jogos educativos, 2,7% bicicletas e 1,3% computador.
Já em relação ao valor a ser gasto, o estudo mostra que 21% vão gastar R$ 50, 18% pretendem gastar R$ 100; 9,8% pretendem gastar R$ 150 e 8% vão gastar R$ 30. Quanto a forma de pagamento, a pesquisa revelou que 39% pretendem efetuar a compra em dinheiro e 22% em cartão.
A preferência das crianças
Enquanto o estudo feito com os adultos mostra que a maioria vai comprar brinquedos, já a preferência das crianças é um pouco diferente. A pesquisa mostra o que elas gostariam de ganhar: 15% gostariam de ganhar computador, 14% vídeo game, 10% celular, 9% câmara digital, 9% brinquedos e 7% livros. Foram pesquisadas 159 crianças que estudam da 2ª a 6ª séries, com idade entre 7 a 12 anos, sendo que 27% tem 11 anos, e 23% 10 anos.
Para o professor e coordenador da pesquisa, Ariosto Sparemberger, o Dia das Crianças é uma data que tem um forte apelo e os adultos tendem a gastar mais para presentear os filhos. Também, é uma oportunidade para os lojistas investirem em campanhas publicitárias e promoções para atrair o consumidor.
Embora a iniciativa de criar um dia em homenagem às crianças tenha sido política, na década de 1920, o que fortaleceu a data foi ações dos fabricantes de presentes, nos anos 60, com campanhas para aumentar as vendas de brinquedos. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou data importante para o setor. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, considera criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos.
A proximidade com a época de Natal é um momento especial para o aquecimento das vendas, tendo em vista que pesquisas realizadas pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas de algumas capitais apontam para um incremento nas vendas de no mínimo 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A entrevista, realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ, ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 11 a 27 de setembro de 2012. Foram entrevistadas 232 pessoas. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Eduardo Graef, Lucas Adiel Escher, Anderson Matias Konzen, Vinicius Rigon Dorneles e Bruna Gabriela Warmbier. E também, bolsistas do Ensino Médio da Escola Santos Dumont - Polivalente, de Santa Rosa, João Buttinger, Estéfani Krauss, João Lunardi, Mariéli Nunes, Kaulin Lehnhardt. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan.