Produtos da grife “Reserva Étnica” serão apresentados e divulgados durante a Expo-Ijuí/Fenadi, em outubro
O projeto de extensão “Reserva étnica: pedagogia diferenciada” colhe os primeiros resultados, de acordo com suas metas. Após cem horas de curso de costura, ministrado pela professora de Augusto Pestana, Solange Ayres, as indígenas da etnia Kaingang já levaram a seus familiares peças do vestuário confeccionadas por elas, do tipo camisetas, coletes, jaquetas, casaquetos e legs.
Conforme destaca a professora Armgard Lutz, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ e coordenadora do projeto, a didática criada especialmente para esse público, a fim de que a produção esteja à altura da qualidade exigida para a comercialização, está alinhada aos princípios da pedagogia diferenciada. “O público beneficiado está comemorando a primeira encomenda, de 36 camisetas”, destaca a professora. O grupo que integra o atelier está composto por mulheres descendentes de indígenas e de quilombolas e um grupo de jovens. As mulheres desenvolvem as costuras, pinturas e bordados e os jovens estão produzindo peças decorativas em madeira e bambu para o incremento das bolsas com grafismo indígena.
O projeto, com o apoio financeiro do Instituto HSBC Solidariedade, organizou o atelier de costura, em funcionamento desde abril deste ano, exercitando os princípios da Economia Solidária. As orientações sobre Economia Solidária estão sendo fornecidas pela Fundação Getúlio Vargas, contratada pelo IHS. A professora Armgard Lutz já organizou outros três projetos a fim de conquistar novos recursos e com eles, qualificar ainda mais a formação e o atelier. Aponta que para a Expo Ijuí, a partir do dia 11 de outubro, a grife “Reserva Étnica” estará a postos divulgando sua proposta, comercializando modelos de qualidade e aceitando encomendas. A grife e os representantes da Associação de Animação Sócio-Cultural Raiz Indígena, coordenados por Albertina Rosana Dias, participarão do Salão do Conhecimento programado para outubro. Na ocasião, serão explicitados os conceitos e a proposta através de breve palestra e um desfile dos produtos.