Estudo revela confiança de empresários varejistas de Ijuí - Unijuí

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Pesquisa foi realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ

O Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev), vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec) da UNIJUÍ, realizou no mês de junho de 2012, uma pesquisa, com os empresários do setor varejista de Ijuí. Ao total participaram 167 empresas. O estudo avaliou o grau de otimismo que os empresários possuem em relação às suas atividades.

A pesquisa avalia o Índice de Confiança do Empresário Varejista (ICEV). Para a formação deste índice, considera-se o sentimento do empresário através de seis questões, que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras de sua própria empresa, do setor de atividade ao qual está inserida e da economia brasileira de uma forma geral.

A partir das avaliações dos empresários de Ijuí, as condições atuais (economia brasileira, setor de atividade e empresa) obtiveram 59,7 pontos, e as expectativas para os próximos seis meses (economia brasileira, setor de atividade e empresa) 77,9 pontos. O índice geral foi de 71,8 pontos, o que demonstra que os entrevistados estão otimistas em relação aos itens avaliados.

Os setores de atividade mais otimistas são tecidos, vestuário e calçados (78,1 pontos); em segundo materiais de construção e ferragens (76 pontos); e em terceiro supermercados e mercados (73,1) pontos.

O Programa é coordenado pelos professores Ariosto Sparemberger e Luciano Zamberlan. Para Sparemebrger, o fato de o empresário estar otimista e confiante no seu negócio, cria-se condições favoráveis para o aumento de investimentos, tanto em estoque, estrutura física e em layout do estabelecimento comercial e até em futuras contratações de funcionários.

Foram pesquisados dez setores pesquisados: informática, papelaria; supermercados e mercados; veículos e peças; bazar, presentes e decorações; móveis e eletroeletrônicos; tecidos, vestuário e calçados; combustíveis e lubrificantes; farmácias e perfumaria; ótica, relojoaria e bijuterias; matérias de construção e ferragens. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Jessica Fernanda Stroff, Etiene Pertile e Bruna Gabriela Warmbier.


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