A empresa Móveis Stein, de Três de Maio, participou de rodadas de negócios na Colômbia e Peru
A empresa Móveis Stein, de Três de Maio, atendida pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora - PEIEX AIPD/UNIJUÍ, teve a oportunidade de participar, de 07 a 12 de maio, da Missão Empresarial a América Latina, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Apex-Brasil, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
As rodadas de negócios ocorreram em Bogotá, na Colômbia, e em Lima, no Peru. Ao todo, participaram das negociações 39 empresas brasileiras dos segmentos de máquinas e equipamentos, moda, produtos plásticos e químicos, casa e construção, alimentos e bebidas, tecnologia e saúde. Fizeram parte do grupo o diretor da empresa, Alceu Stein, juntamente com o Gerente Comercial, Renato de Abreu, o Técnico Extensionista do PEIEX AIPD/UNIJUÍ, engenheiro Anderson Bonfada e o Coordenador do PEIEX junto à Apex-Brasil, Tiago Terra.
Dentre os potenciais importadores participantes das rodadas se destacaram as construtoras, distribuidores e lojistas. Houve, também, visitas técnicas da comitiva a Home Centers e lojas colombianas e peruanas. De acordo com o coordenador de Imagem e Acesso aos Mercados da Apex-Brasil, Ricardo Santana, as missões comerciais são importantes para consolidar negócios bilaterais com “países dinâmicos” no cenário econômico mundial. “Colômbia e Peru são dois países com taxas de crescimento acima da média mundial, onde os negócios estão sendo realizados de forma rápida, e as ações de promoção comercial do Brasil buscam seguir o mesmo ritmo, para aproveitar ao máximo as oportunidades”.
O embaixador do Brasil no Peru, Carlos Teixeira, ressaltou que ainda existe desconhecimento mútuo entre os dois países sul-americanos: “ações como essa, da Apex-Brasil, nos aproximam”. Para o empresário Alceu Stein, as rodadas de negócios, as informações de mercado e a troca de ideias com outros empresários foram extremamente importantes para potencializar as ações no comércio exterior: “Vamos investir na exportação. Já estamos ampliando a fábrica e adquirindo novas máquinas, isso dobrará nossa capacidade de produção. Além do mercado nacional, que está aquecido, queremos exportar mais e esse tipo de ação nos faz tomar decisões de forma mais segura”.
Durante a missão comercial, o secretário-executivo adjunto do MDIC, Ricardo Schaefer, se reuniu com o vice-ministro de Comércio Exterior do Peru, Carlos Posada Ugaz, para a IV Reunião da Comissão de Monitoramento de Comércio Brasil-Peru. As autoridades discutiram a abertura de mercado para produtos específicos de interesse do Peru, como cítricos, flores frescas, pêssego, pescados, processos de rotulagem de produtos de origem animal, além da estruturação dos postos de fronteira. Foi ainda acertada a renovação do Convênio de Cooperação entre a Apex-Brasil e a Promperu, com medidas estruturadas e um calendário de atividades para dinamizar o comércio bilateral e a integração das cadeias produtivas.