Residentes realizam assembleia para pautar reivindicações - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Residentes do Programa de Residência Multiprofissional de Santa Rosa UNIJUÍ/FUMSSAR reuniram-se em assembleia na quarta-feira para debater reivindicações da classe. A ação, que ocorreu no auditório da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, integra um movimento nacional, que ocorre em programas de residência de todo o Brasil, que buscam diálogo com o Governo Federal para o cumprimento desta pauta.

Os residentes pedem por reajuste da bolsa de estudo mediante legalização de medida provisória, revisão da carga horária, remuneração de coordenadores, tutores e preceptores e valorização da residência como pré-requisito para a realização de concurso público. Em Santa Rosa a Residência Multiprofissional ocorre via parceria do Governo Federal junto da Unijuí e Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa.

Na assembleia o grupo elaborou um documento que será levado à Conferência Municipal de Saúde de Santa Rosa, que ocorre neste final de semana, no Centro Cívico e Cultural. O objetivo é estender esta reivindicação para as conferências estadual e nacional. A nutricionista residente Sabrina Dalbosco Gadenz diz que a prioridade da pauta é a legalização da Medida Provisória que estabelece reajustes na bolsa dos residentes: “queremos esta legalização, para que no futuro não precisamos debater novamente esta questão”.

No município, 22 residentes atuam em unidades de saúde e cursam disciplinas teóricas no Campus da Universidade. Eles são profissionais formados nas áreas de enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, educação física, farmácia e nutrição.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.