Palestra e encontro de egressos deram início a Seminário Internacional de Ciências Agrárias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

                
 

Em 2018 completam-se 30 anos do Curso de Agronomia e 10 anos do Curso de Medicina Veterinária da Unijuí. Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a formação nas áreas e traçar cenários futuros, tendo em vista a conjuntura nacional e internacional, o Departamento de Estudos Agrários (DEAg) deu início, na noite desta segunda-feira, ao 3º Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil. O evento segue até a próxima quinta-feira, dia 27, com atividades no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.

O Seminário vai realizar uma análise sobre a formação acadêmica diante dos problemas da agropecuária, dos problemas socioambientais, das demandas da sociedade e da consolidação da maturidade do perfil dos profissionais egressos dos cursos. Dessa forma, uma ampla programação foi organizada pelo Departamento e contará com 27 palestrantes de oito países diferentes.

Na abertura oficial do evento, o Coral Unijuí fez uma apresentação especial. Logo após, foi realizada a cerimônia de início das atividades do Seminário. Compuseram a mesa de trabalhos a Reitora Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o chefe do DEAg, professor Osório Antônio Lucchese, a professora  coordenadora  do Curso de Agronomia, Cleusa Menegassi Bianchi, o professor coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Fernando Silvério Ferreira, o professor coordenador do Curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzalez da Silva, o professor coordenador da Comissão Organizadora do III Seminário Internacional, Roberto Carbonera, o professor Nicolás Laguarda Miró, da Universidade Politécnica de Valência, Espanha, o estudante presidente do CAA, Diego Moraes e o estudante presidente do CAMEV, Abel Marchi da Silva.

Após o ato de início, foi realizada a palestra ‘O sentido da Universidade na atualidade’, ministrada pelo professor doutor Paulo Rudi Schneider. Na primeira noite de atividades a programação englobou, ainda, o Encontro de Egressos dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí.

Confira a Programação completa na página do evento no Portal da Unijuí.

A História do Seminário

No ano de 1986, a Unijuí, já como Universidade reconhecida no ano anterior, organizou o I Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Este seminário se constituiu em um momento de reflexão extremamente importante para a elaboração do projeto do curso de Agronomia. Com a criação do curso, em 1988, foi incorporada como uma de suas principais características a formação de um profissional voltado para o desenvolvimento. Este seminário também consolidou a cooperação do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí com o Instituto Nacional Agronômico de Paris-Grignon (INA-PG), com o apoio da Direção Geral do Ensino Rural do Ministério da Agricultura da França.

No ano de 2008 o curso de Agronomia completou 20 anos e marcou também o início do curso de Medicina Veterinária. Levando-se em consideração estes aspectos, promoveu-se o II Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Para tanto, este seminário se propôs a reunir profissionais do Brasil e do exterior, particularmente da França, para refletir sobre o ensino e as perspectivas da área de Ciências Agrárias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, tendo obtido pleno êxito em sua realização.

Nesses anos, a Agronomia formou 48 turmas e um total de 674 Engenheiros Agrônomos, sendo 575 homens e 99 mulheres. O curso de Medicina Veterinária, por sua vez, graduou 181 Médicos Veterinários em 11 turmas, sendo 85 homens e 96 mulheres. Os egressos dos cursos, para além de atuarem na região, estão exercendo suas profissões em diversos estados brasileiros e, alguns, no exterior.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.