Agronomia e Medicina Veterinária sistematizam estágios nos municípios de Chiapetta e Ajuricaba - Unijuí

No dia 10 de dezembro ocorreu a restituição dos resultados referentes à primeira etapa do trabalho de análise e diagnóstico da agricultura de Chiapetta, como parte da programação do 4º Seminário da Produção Leiteira.

O estudo foi desenvolvido pelos alunos do Curso de Agronomia da UNIJUÍ, sob supervisão do professor Nilvo Basso e do Engenheiro Agrônomo Felipe Esteves Oliveski.

O estudo fez parte da disciplina de Estágio em Sistemas Agrários e compreendeu, além do trabalho de campo, a sistematização e análise dos dados coletados e a elaboração do relatório com os resultados do trabalho.

O estudo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Chiapetta, da Câmara Municipal de Vereadores e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de entidades como a Emater, entre outras. O trabalho terá continuidade a partir de janeiro de 2016, quando estudantes do curso de Agronomia e também do curso de Medicina Veterinária retornam ao município para um aprofundamento do estudo, no que diz respeito à parte técnica dos sistemas de cultivos e dos sistemas de criação, com a finalidade de compreender os processos de produção e elaboração de proposições de melhorias dos sistemas de produção.

Estágios em Ajuricaba

Alunos e professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí retornaram na noite da última quarta-feira, dia 09, ao município de Ajuricaba, para restituição dos resultados do trabalho realizado durante os estágios no ano de 2015. Na ocasião, foram recepcionados pelo Prefeito Airton Cossetim, além de secretários do município e por agricultores contemplados no trabalho.

Durante todo este período, os alunos e professores percorreram o município entrevistando produtores representativos dos diferentes sistemas de produção. Os dados obtidos envolveram as disciplinas de Estágio II – Análise e Diagnóstico de Sistemas Agrários e Estágio III – Análise Técnica e Econômica de Sistemas de Produção Agropecuários, do curso de Agronomia e Estágio em Sistemas Agropecuários do curso de Medicina Veterinária.

Os alunos e professores destacaram que foram identificados doze tipos de sistemas de produção, sendo que três tipos apresentam dificuldade de viabilizar sob o ponto de vista econômico e social. Os demais tipos conseguem acumular e se encontram em pleno desenvolvimento. Identificaram, também, limitações e apresentaram proposições de melhorias para os diferentes tipos de sistemas de produção encontrados no município, de acordo com a expectativa dos agricultores. Assim como, destacaram linhas estratégicas de desenvolvimento para a Agricultura Municipal, com prioridades de apoio por parte do poder público municipal.

O trabalho envolveu 14 alunos do curso de Agronomia e 20 alunos do curso de Medicina Veterinária.  Teve o acompanhamento dos professores Angélica de Oliveira Henriques, Nilvo Basso, Lisandre de Oliveira e Roberto Carbonera, além do engenheiro agrônomo Felipe Esteves Oliveski, da Médica Veterinária Ana Paula Kleemann e dos bolsistas de extensão Ana Paula Toso e Willian Müller, do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí.