|
No último dia 20 de novembro houve, nas dependências do Centro de Atendimento Integral ao Surdo – CAIS /Ijuí, a confraternização da turma de colaboradores da oficina de Libras da UNIJUÍ.
A oficina foi uma iniciativa entre o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI) e o Curso de Design, contemplando também colaboradores de outros setores - Biblioteca, Curso de Engenharia Civil, entre outros, e foi ministrada pelo intérprete de Libras José Alexandre, totalizando um total de 40h.
Vale ressaltar que a UNIJUÍ conta hoje com sete acadêmicos surdos em diferentes cursos da graduação, onde quatro são do curso de Design e dois funcionários surdos que trabalham na Instituição. Pensando na qualificação de seus funcionários, a Instituição está cada vez mais envolvida no quesito inclusão, oferecendo a oficina de Libras, objetivando um melhor atendimento e comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte.
Ao final do encontro o grupo de colaboradores avaliou de forma positiva essa confraternização, aprendendo na prática a conhecer um pouco mais a respeito da cultura dos surdos.