Peça Pedro Malazarte é apresentada em evento do Pibid - Unijuí

Peça Pedro Malazarte é apresentada em evento do Pibid

Alunos de quatro escolas de Ijuí, que integram o Programa, participaram do evento no Salão de Atos da UNIJUÍ.

Nesta sexta-feira, alunos de quatro escolas de Ijuí integraram uma atividade especial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes), da UNIJUÍ, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí, quando assistiram a peça de teatro Pedro Malazrte.

Participaram da atividade a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário, Escola Técnica Estadual 25 de Julho e o Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler. O evento também contou com uma mostra de trabalhos dos alunos dessas escolas.

Segundo a coordenadora do Programa, a professora Drª. Marli Dallagnol Frison, a atividade cultural tem o objetivo de enriquecer as atividades desenvolvidas em sala de aula e ações junto aos alunos para a qualificação do ensino e o trabalho dos professores. “Não é só no espaço da sala de aula que se produz aprendizagens. Os alunos discutiram a peça nas escolas, produziram material, que foram expostos no hall de entrada do Salão de Atos”, observa.

Assista a um trecho da peça encenada na UNIJUÍ

O Programa

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

São bolsistas do Programa 74 estudantes de graduação nas áreas das seguintes licenciaturas: Ciências Biológicas, História, Educação Física, Letras – Inglês, Letras – Português, Matemática e Pedagogia.

A coordenadora institucional do Programa, Marli Dallagnol Frison explica que a finalidade do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Isso, conforme observa, favorece a articulação da universidade com a escola e a comunidade, marca que caracteriza a história da UNIJUÍ. “O Pibid está fortalecendo parcerias entre professores em formação inicial e professores em exercício, da universidade e da escola. Nessa interlocução, o grande desafio é o desenvolvimento de ações que venham a qualificar a formação acadêmica dos licenciados e atuação dos professores que já se encontram em exercício. Esse Programa está sendo desenvolvido em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação do município de Ijuí”, complementa.