EFA realiza palestra sobre tecnologia - Unijuí

EFA realiza palestra sobre tecnologia

Inteligência Artificial: dos jogos à robótica foi a temática abordada na ocasião.

Para fechar a programação especial de aniversário de 46 anos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a escola recebeu as turmas de 8º ano da Escola Estadual São Geraldo que, junto aos alunos da EFA, apreciaram a palestra do professor do Curso de Ciências da Computação da Unijuí, Rogério Martins e do aluno Darlinton Prauchner, sobre “Inteligência Artificial: da realidade à robótica”.

Em sua fala, o professor Rogério Martins coloca que a humanidade está deixando de lado cada vez mais o trabalho braçal e se voltando ao trabalho intelectual, e que tarefas rotineiras como limpar a casa e passar roupa estão se tornando dispendiosas para serem realizadas por seres humanos. “Isto traz a necessidade de criarmos máquinas inteligentes para a execução destas funções”.

O curso de Ciência da Computação da Unijuí, dentro do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada, está contribuindo para o desenvolvimento destas tecnologias, realizando estudos e pesquisas na área de inteligência artificial e robótica. O primeiro resultado desta pesquisa é um robô capaz de realizar a coleta de lixo em um pequeno ambiente. Nos próximos anos, espera-se ter um robô para atuar no cultivo de morangos, auxiliando os produtores no processo de coleta do fruto.

O acadêmico de Ciência da Computação, Darlinton Prauchner, através de sua apresentação, fez com que os alunos pudessem visualizar a pesquisa sendo aplicada em problemas com grande impacto social. A palestra despertou o interesse de vários alunos que fizeram perguntas, buscando saber mais sobre os grupos de pesquisa e trabalhos desenvolvidos pelo projeto de Computação Aplicada.