|
Painel envolveu alunos do 9º ano do ensino fundamental e turmas do ensino médio da escola, tendo alunos da Escola Rui Barbosa como convidados.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) realizou nesta segunda feira, 14 de julho, um painel sobre a Pesquisa na Escola, tendo como base o aluno e o professor como pesquisadores. A atividade foi coordenada pela professora Rosana Barros, coordenadora pedagógica da EFA, e teve como painelistas os professores Josei Fernandes Pereira (EFA) e Sidinei Pithan da Silva (UNIJUÍ). A atividade envolveu estudantes da EFA, do 9º ano do ensino fundamental e turmas do ensino médio, além da escola Rui Barbosa, como convidada.
O professor Sidinei iniciou os trabalhos contextualizando a temática “Pesquisa e a Formação Escolar no Contexto Contemporâneo”, trabalhando as diferentes concepções, implicações e formas de se fazer pesquisa, desde a escolha do tema, do problema, do percurso a ser trilhado, da metodologia, da necessária finalização, do trabalho acadêmico e das normas científicas. A exposição do professor centrou, ainda, nos temas de pesquisa e aspectos que podem ser considerados pertinentes aos novos tempos: saber pensar, saber articular ideias, saber escrever, saber socializar e a problematizar questões que, aos olhos de muitas pessoas, estão dados como verdades únicas.
Segundo o professor de História da EFA, Josei Fernandes, uma das marcas da escola é sua opção de ensino centrada na pesquisa e na problematização do cotidiano e, a partir daí, a busca pela investigação, ampliada em outros meios que não somente o professor. As alunas do terceiro ano do ensino médio, Luisa Reverey do Prado e Isabel Heberhart também participaram do painel, onde contaram ao público um pouco de suas experiências como alunas pesquisadoras, pois ambas produziram pesquisas que serão apresentadas no Salão do Conhecimento, evento científico da Unijuí. Para complementar os trabalhos, também participou do evento a ex-aluna da EFA Ana Porciuncula Ávila, que relatou a importância da investigação científica e da pesquisa no Ensino Médio, e de como essa bagagem que ela adquiriu na escola está ajudando sua trajetória na Universidade.