UNIJUÍ recebe intercambistas da Argentina - Unijuí

UNIJUÍ recebe intercambistas da Argentina

Um grupo de mais de 30 alunos da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), oriundos de unidades de San Rafael, Delta e Buenos Aires, realizou intercâmbio na UNIJUÍ durante esta semana.

Os alunos chegaram a Ijuí no domingo, 17, acompanhados pelos professores Nestor Ferre, engenheiro mecânico, e Damian Zamora, engenheiro. Os acadêmicos da Argentina são procedentes dos diversos cursos na área de engenharia - elétrica, civil, industrial, química, de sistemas e mecânica.

No domingo, os alunos foram recepcionados com um churrasco no Balneário Good Fish, em Coronel Barros, onde puderam desfrutar das belezas do local e observar a reconversão produtiva de uma pequena propriedade rural familiar (do cultivo da soja, milho e trigo e criação de suínos para atividades de lazer, turismo e recreação educacional), bem como participar ativamente da trilha ecológica existente no local. Para o intercambista e aluno de engenharia industrial Edgardo Rastelli foi “uma experiência genial num local muito agradável e divertido, onde nos sentimos muito bem, com grandes amigos”.

Na segunda feira, 18, os alunos participaram de atividades acadêmicas e palestras no Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), bem como de visitas à Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs) e empresas de Ijuí. Na terça-feira o roteiro foi pelo Câmpus Santa Rosa e nas empresas daquela região, e na quarta-feira no Câmpus e nas empresas de Panambi.

O professor Dieter Siedenberg, um dos coordenadores do evento, relembra que no contexto deste intercâmbio com a UTN está sendo programada a ida de estudantes da UNIJUÍ, mais especificamente do DCEENG e do DACEC, para San Rafael / Província de Mendoza / Argentina, de 20 a 31 de janeiro de 2014. Esta atividade será reconhecida como um Tópico Especial (60 horas) para os alunos da UNIJUÍ. Ainda há algumas vagas, sendo que mais informações podem ser obtidas nas secretarias dos respectivos departamentos.