A relação entre a publicidade e o rádio foi tema de palestra no Ciclo de Debates Radiofônicos - Unijuí

Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 12, a última palestra do Ciclo de Debates Radiofônicos: 90 anos de rádio no Brasil.

O evento, promovido pelo Curso de Comunicação Social da Unijuí e pela Rádio Educativa Unijuí FM, foi realizado no Salão Azul do prédio da Biblioteca Universitária Mario Osório Marques. Os debatedores da noite foram o jornalista André Machado, o gerente comercial da Rádio Jornal da Manhã, Douglas Brum, e Marcelo Blume, consultor de empresas e professor de marketing. A mediação do debate foi da professora e publicitária Rúbia Schwanke.

O tema abordado na ocasião foi a relação entre publicidade, marketing, negócios e o radiojornalismo. O palestrante deu início às atividades destacando a mudança no cenário do rádio com a vinda da internet. Após a abordagem, o jornalista pautou o assunto principal da noite: a relação entre as pautas no rádio e os anunciantes.

O jornalista destacou as diversas fases do radiojornalismo no Brasil, que compreendeu os programas de auditório, os anos dourados, o marco inicial das transmissões televisivas, até chegar ao desenvolvimento da internet. Nesse novo período radiofônico a transmissão de conteúdos não fica restrita ao nível local, “O rádio está vivendo uma nova era. Eu fico sabendo o que acontecendo do outro lado do mundo, e isso é possível pela internet”, afirmou André.

A relação entre a pauta e os anunciantes é uma situação complicada no rádio, segundo o palestrante. A pergunta que mais surge nesse momento é se o jornalista deve cumprir o seu papel e publicar uma notícia negativa sobre um de seus anunciantes. André Machado, para exemplificar a questão, mencionou um fato que ocorreu quando ainda trabalhava na Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. A rádio em que trabalhava tinha como patrocinador o Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre. Na ocasião, o hospital foi acusado de fraude e o jornalista André destacou que noticiou o assunto mediante entrevista com o diretor do hospital. Sobre este fato ele concluiu, “Eu cumpri meu papel”.

O consultor de empresas e professor de marketing, Marcelo Blume, também contribuiu com a sua opinião sobre a dificuldade em lidar com as pautas dos programas, se estes estiverem relacionados aos anunciantes, “A principal dificuldade é pautar as informações sem afetar os anunciantes”. Segundo ele, não se consegue fidelizar os anunciantes pelo motivo da pauta.

O Ciclo de Debates Radiofônicos teve como foco o debate da nova era do radiojornalismo. O projeto se desenvolveu em três dias, com três temas distintos: dia 26 de setembro com o tema “Novas Tecnologias e Formação do Público Ouvinte”, dia 22 de outubro com o assunto “Produção em Rádio: Radiojornalismo e Programação” e ontem, dia 12 de novembro, com o tema “Publicidade, Marketing e Negócios em Rádio”.

A doutora em Comunicação Social e organizadora do Ciclo de Debates, Vera Raddatz, destaca que a criação do evento possibilitou um diálogo entre a universidade e o mercado sobre os assuntos do rádio, “O Ciclo foi importante porque a universidade e o mercado estabeleceram um diálogo a respeito dos impactos das mudanças que o rádio vive neste momento de sua história. É uma oportunidade de os estudantes e os profissionais da área repensarem o papel do veículo na região e como precisam se preparar para atuar nele”.