Aula diferenciada trata da temática lutas no campo da pedagogia - Unijuí

Aula diferenciada trata da temática lutas no campo da pedagogia

Na noite de 04 de novembro, segunda-feira, na sala de espelhos da UNIJUÍ, na Sede Acadêmica, durante aula do curso de Pedagogia, do 6º semestre, foi realizado um momento de estudo intenso envolvendo a temática lutas como conteúdo a ser desenvolvido no âmbito da Educação Física escolar.

A disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais, ministrada pela professora Lisiane Goettems, vêm ao longo do semestre tematizando o que é e o que envolve a cultura corporal de movimento, os aspectos do desenvolvimento motor, bem como a riqueza dos espaços escolares que podem ser mais explorados e ampliados suas funções nas aprendizagens das crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Depois de estudar os conteúdos dança e expressão corporal, ginástica, jogos, brincar e brinquedos, o grupo de alunas e professora chegou ao estudo das lutas: suas metodologias, as características em comum entre as diversas modalidades, aspectos didáticos e lugar desta abordagem no ensino escolar, no específico da Educação Física.

O professor da EFA, Mathias Junior Ribeiro, colaborou com sua experiência docente de largos anos na temática das lutas, trazendo relatos de experiências em escolas públicas e particulares, Apaes, projetos de turno inverso, estúdio e estudos na Educação Física escolar.

“As alunas tiveram oportunidade de perguntar, construir conceitos e criar atividades carregadas de sentido, que logo poderão ser aplicadas em seus ambientes de trabalho com a infância. De fato um rico momento de estudo, possível na UNIJUI, dentro da proposta do curso de Pedagogia, que ao longo de seus 55 anos já formou muitas/muitos jovens professoras/professores e faz campo”, destaca a professora Lisiane.