Acadêmico de Administração apresenta artigo em evento científico na USP - Unijuí

Acadêmico de Administração apresenta artigo em evento científico na USP

Acadêmico Cléber Eduardo Graef representou um grupo de cinco acadêmicos, que produziu artigo em disciplina do Curso

O acadêmico do curso de Administração da UNIJUÍ câmpus Santa Rosa Cléber Eduardo Graef, apresentou na quinta-feira, dia 24, um artigo científico no XVI Seminário em Administração (Semead), que ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Ele representou outros quatro colegas que participaram da produção do trabalho, na disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão.

O artigo baseou-se em um levantamento de dados a respeito do mercado consumidor de erva-mate e também dos hábitos de consumo e o simbolismo em torno do ato de tomar chimarrão. O estudo foi desenvolvido pelos alunos Cléber Eduardo Graef, Fernanda Mistura, Matheus Scherer, Patricia Eduarda Witczak e Rafael Leal. A orientação foi do professor Luciano Zamberlan.

O acadêmico Cléber Eduardo Graef, que representou o grupo, esteve em São Paulo na quinta-feira, apresentando o artigo na USP. O artigo foi aprovado na área de marketing, na divisão de 'Comportamento de consumidor – pesquisa quantitativa'. “Foi uma grande experiência, por estar em contato com pesquisadores de todo o Brasil e exterior. Também, incrementa o currículo, para alunos que pensam em seguir os estudos em um programa de mestrado, por exemplo”, revela o acadêmico. O evento recebeu a inscrição de 1,2 mil trabalhos, 400 foram aprovados.

O artigo apresentou uma pesquisa que coletou informações acerca do consumo da erva mate, e a simbologia do chimarrão para o povo gaúcho. Apresenta um referencial teórico sobre o comportamento do consumidor; e cultura e simbolismo no consumo do chimarrão, para então apresentar as informações coletadas sobre o consumo na região Noroeste do Estado.

O estudo identificou que o consumo regular do chimarrão começa cedo, em torno dos 15 anos de idade, considerando a média de idade dos entrevistados que é de 24 anos; o hábito foi adquirido em casa, sob influência dos pais e familiares, o que reforça ainda mais a influência da cultura nas famílias, e nos hábitos dos gaúchos. Sobre a simbologia, tiveram maior representatividade os símbolos de tradicionalismo gaúcho, símbolo de afirmação da personalidade gaúcha e símbolo de integração.

O professor Luciano Zamberlan explica que a atividade desenvolvida teve como objetivo exercitar a coleta e análise de informações como subsídio aos processos de tomada de decisão nas organizações por meio de fontes de informação secundárias e primárias. “Além deste trabalho, outros desenvolvidos na disciplina foram apresentados no Salão do Conhecimento da Unijuí e alguns deles também foram submetidos a eventos científicos externos, sendo que este foi aceito para publicação”, destaca.

O coordenador do curso, professor Ariosto Sparemberger, explica que o novo projeto pedagógico do curso, que entra em vigor no próximo ano, contempla uma cadeia da pesquisa, um através de um conjunto de disciplinas voltadas ao ensino e pesquisa. “O atual currículo propõe a produção científica na graduação, porém, a proposta é manter uma regularidade no desenvolvimento de artigos, por exemplo. É uma ação que desperta a característica no aluno para a investigação, qualificando o profissional formado pela instituição”, finaliza o coordenador.