Acadêmicos de Jornalismo lançam Web TV - Unijuí

Acadêmicos de Jornalismo lançam Web TV

Redação K1 conta com site de notícias, Web TV e programete de rádio

Acadêmicos do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da UNIJUÍ lançaram na noite de ontem a Web TV Redação K1. O projeto é desenvolvido na ênfase curricular de Produção Multimídia, que integra cinco componentes curriculares do Curso.

O evento de lançamento ocorreu no miniauditório 4 do câmpus, e contou com a presença de acadêmicos e professores do Curso. O professor Felipe Dorneles, coordenador do projeto, explicou que o Redação K1 surgiu no começo do ano como um portal de notícias, com o objetivo de trazer informações de tudo o que acontece de mais importante na região noroeste do Estado Rio Grande do Sul, no componente curricular de Jornalismo Digital. O nome do site foi inspirado na sala de aula disponibilizada para a produção do eletrônico, sala K1.

Agora, depois de seis meses de existência o projeto cresceu. A mudança começou nas pautas. O conteúdo, textos e fotos, antes contemplando assuntos diversos da região, agora traz a segmentação para a comunidade acadêmica, explorando a juventude. E, além das páginas do site de notícias, o conteúdo é levado ao público através de uma Web TV, disponibilizada em um canal no You Tube. O conteúdo está também no rádio, através de um quadro no programa Comunicação Social Clube, transmitido na Rádio UNIJUÍ FM.

“Os alunos estão produzindo conteúdo em quatro linguagens: áudio, foto, texto e vídeo, e disponibilizando em três plataformas, atendendo às características da produção e convergência multimídia. Ainda, possibilitam interatividade aos usuários, através do canal no You Tube e Fan Page no Facebook”, destaca o professor.

O acadêmico André Costa, um dos idealizadores do projeto, explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de mais um espaço para produções de vídeo. “A Web TV chega para complementar a prática do jornalismo para os alunos, e como uma nova opção de informação para a Universidade. O projeto nos aproxima da prática, proporcionando um contato mais direto com a realidade que o mercado de trabalho apresenta. A Web TV Redação K1 servirá para nos preparar para os desafios da profissão, incrementando o currículo tanto do curso, como dos alunos”, relata.

A cada semana um programa será postado no canal do You Tube. Ontem, após o lançamento, a primeira edição foi ao ar, abordando o tema Juventude. Um dos entrevistados foi o apresentador Serginho Groisman, da Rede Globo. A entrevista foi realizada em São Paulo, no mês de agosto, quando os alunos participavam de uma viagem de estudos. A próxima edição terá como tema acadêmicos que estudam em cursos tradicionalmente ocupados por estudantes do sexo oposto.

Integram a equipe de produção do site os professores Celestino Perin e Lisandra Steffen (Produção de Vídeo I); Felipe Dorneles (Produção de Foto I e Produção Multimídia I); Márcio Granez (Produção de Texto I); e Vera Raddatz (Produção de Áudio I). E os acadêmicos Aline Borgmann, Andrei Fucilini, André Costa, Andriele Müller, Bartosz Suchecki, Bárbara Garay, Bruna Danelli, Daniele Angnes, Ethiene Neves, Juliano Almeida, Mateus Geist, Rafael Pôrto de Andrade, Raiza Goi, Sandro Taborda de Almeida e Thomás Silvestre. Acesso o site www.redacaok1.com.