Os rumos do radiojornalismo da região noroeste em debate - Unijuí

Os rumos do radiojornalismo da região noroeste em debate

O radiojornalismo e a produção em rádio é o tema da segunda noite do Primeiro Ciclo de Debates Radiofônicos: 90 anos de rádio no Brasil - tendências e perspectivas, que acontece terça, dia 22 de outubro, às 19h15, no auditório da sede acadêmica da UNIJUÍ.

A proposta do Curso de Comunicação Social e da Rádio Unijuí FM é reunir os radialistas, estudantes e professores de comunicação social para discutir o rádio. O veículo, considerado por muito tempo o primo pobre da TV, está conquistando espaços importantes na cena contemporânea pela sua capacidade de adaptação às novas tecnologias, pela proximidade com o público local e possibilidade de uma comunicação cada vez mais cidadã.

“O maior desafio agora é conquistar novos ouvintes e adequar a sua programação aos novos públicos. Que programas o rádio está produzindo para estes novos públicos e como a programação está sendo pensada a curto, médio e longo prazo são os principais questionamentos que precisamos fazer neste momento de grandes transformações no modo de produzir e consumir conteúdos midiáticos. Esta é a razão que move a Comunicação Social da Unijuí a realizar esse debate”, explica a coordenadora do evento, Profª Vera Raddatz.

O palestrante convidado para o debate do dia 22 de outubro é o Prof. Dr. Luciano Klockner, da PUC de Porto Alegre. Além da docência, atuou por mais de 20 anos em empresas de comunicação, com destaque para as revistas A Granja e Manchete, jornais Zero Hora e Correio do Povo, rádios Gaúcha, Guaíba e Difusora (atual Bandeirantes) e Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai (COTRIMAIO), exercendo ainda a função de correspondente das rádios Globo e CBN. Atualmente, é um dos professores responsáveis pela RadioFam - rádio universitária na internet da PUCRS, considerada uma das pioneiras no país, e realiza palestras e consultorias na área da radiodifusão, além de cursos de Media Training.

Luciano Klockner é autor e co-autor de nove livros na área de rádio. Entre eles: O Repórter Esso: a síntese radiofônica mundial que fez história; Nova Retórica e Rádio Informativo: estudo das programações das emissoras TSF - Portugal e CBN - São Paulo; A notícia na Rádio Gaúcha - orientações básicas sobre texto, reportagem e produção; e O diário político de Sereno Chaise: 60 anos de história.

Vão atuar como debatedores do evento os radialistas João Bernardi, da Rádio Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo e Luiz Henrique Berger da Rádio Unijuí FM, com a mediação da Professora  do Curso de Comunicação Social da Unijuí Lisandra Steffen.

Esta segunda noite do Ciclo dá continuidade à discussão iniciada no dia 26 de setembro, com a presença da Profa Dra Débora Cristina Lopez, da UFSM que apresentou as possibilidades do rádio como veículo sonoro, dentro do cenário atual, ressaltando a importância de os profissionais do rádio o perceberem como um veículo que precisa estar atento a sua estética, independente da tecnologia, e ao mesmo tempo, precisa preocupar-se com a conquista de novos ouvintes. Débora ressaltou a importância de as emissoras estabelecerem uma relação direta com o seu público, procurando conhecê-lo e dialogando com ele.

Atuaram como debatedores os radialistas Leandro Benetti, da Rádio Águas Claras e Leandro Heck, da Rádio Progresso de Ijuí, salientando a força que o rádio tem na comunidade regional e as formas de interação com esse público.

A professora Vera Raddatz  salienta que “o evento atende ao objetivo de aproximar o mercado e a academia, constituindo-se como um canal aberto à discussão do papel do rádio na região, suas mudanças e condições de se posicionar como um veículo competitivo no mercado e, principalmente, se o rádio que se está fazendo é o rádio que a comunidade gostaria de ouvir”.

A participação no evento é aberta a toda a comunidade e gratuita.