UNIJUÍ promove o 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - Unijuí

UNIJUÍ promove o 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química

Com o tema “Movimentos curriculares da educação química - o permanente e o transitório”, será desenvolvido nesta quinta e sexta-feira, na UNIJUÍ / Câmpus Ijuí, o 33º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.

O evento é promovido pelo Departamento de Ciências da Vida, e tem como objetivos aprofundar e ampliar o debate teórico sobre os movimentos curriculares da área da educação química no país, por meio de amplas abordagens e reflexões sobre suas especificidades e características, seus limites e alcances de contribuição para o fortalecimento da identidade e relevância social da área, pelo enfrentamento de situações-problemas, de forma responsável, ou seja, pelo conhecimento escolar.

O EDEQ permitirá a interação entre professores pesquisadores que vêm propondo, implementando e investigando inovações curriculares, nos diversos níveis de ensino, entrelaçando novas demandas de relação entre saberes e fazeres múltiplos, dinâmicos e plurais. Cerca de 500 participantes estão confirmados para o evento, dentre pesquisadores, docentes de universidades e de escolas de educação básica, acadêmicos de cursos de licenciatura e de programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Além do Rio Grande do Sul, os participantes procedem de estados como Alagoas, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

A abertura do 33º EDEQ será na quinta-feira, às 8h30, com a conferência “Movimentos Curriculares na Educação Química – O Permanente e o Transitório”, a cargo de Maurivan Güntzel Ramos, da PUCRS. A programação compreende um conjunto de palestras, apresentações de pôsteres, apresentações orais, minicursos e mesas redondas. As áreas temáticas definidas para a apresentação de trabalhos são: Currículo e Avaliação; Ensino e Aprendizagem; História e Filosofia da Ciência no Ensino; Ensino em Espaços Não-Formais; Experimentação no Ensino; Formação de Professores; Linguagem e Cognição; Materiais Didáticos; Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino; Ensino e Cultura; Ensino e Inclusão; e Educação Ambiental.