Professor da UNIJUÍ lança livro de psicologia - Unijuí

Professor da UNIJUÍ lança livro de psicologia

O professor do curso de Psicologia da UNIJUÍ e psicanalista Ubirajara Cardoso de Cardoso realiza o lançamento do seu livro neste sábado, 14.

O livro “A pertinência pública do ato psicanalítico”, em dois tomos intitulados respectivamente “A relação de solidariedade entre o sujeito do inconsciente e o sujeito da esfera pública” e “A Universidade e a Clínica-Escola de Psicologia” tem lançamento na Órion Livros - Sebo Café, rua 15 de novembro, 243.

Argumentado a partir da leitura das obras de Sigmund Freud, Jacques Lacan e Hannah Arendt, o livro desenvolve qual é a relação da psicanálise com a política numa visão inovadora. Sua tese conclui que, ao contrário do que comumente se pensava, a prática da psicanálise é mais relativa à esfera pública do que à esfera privada. As consequências são imensas: como que o desejo do psicanalista está bem colocado para incidir nas práticas institucionais por uma formação clínica que pode esclarecer ao gestor diretrizes de políticas de saúde mental; quais balizas de uma prática de transmissão, de formação ética, que pode dar aos alunos de psicologia uma consistente capacidade de pensar e realizar seu trabalho em diferentes módulos de atuação; caracteriza o que é e como pode ser pensada a autenticidade da formação da Clínica-Escola de Psicologia medida ao ato psicanalítico. Termina propondo o conceito de Phronesis – o saber ético – como o tipo de saber que também está em relação ao ato psicanalítico, abrindo promissor campo de pesquisa.