UNIJUÍ tem excelente desempenho em avaliação do Guia do Estudante da Abril - Unijuí

UNIJUÍ tem excelente desempenho em avaliação do Guia do Estudante da Abril

Dez cursos da UNIJUÍ foram reconhecidos entre os melhores do país no Guia do Estudante da Editora Abril.

A UNIJUÍ obteve excelente desempenho na avaliação dos cursos superiores realizada em âmbito nacional pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que circulará oficialmente a partir de outubro. Dez cursos foram avaliados, contemplando os Câmpus de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, obtendo conceitos 3 e 4, numa escala de 1 a 5.

Com conceito 4, foram avaliados os cursos de Agronomia, Educação Física e Pedagogia, ofertados no Câmpus Ijuí; e Administração e Pedagogia, no Câmpus Santa Rosa.

Com conceito 3, foram avaliados os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Publicidade e Propaganda, do Câmpus Ijuí; Administração, do Câmpus Panambi; Ciência da Computação, Educação Física e Psicologia, do Câmpus Santa Rosa; e Administração, do Câmpus Três Passos.

A avaliação dos cursos pelo Guia do Estudante é feita diretamente com os coordenadores dos respectivos cursos que respondem a um questionário com informações a respeito do curso (atividades pedagógicas, práticas, carga horária); dos discentes (envolvimento em projetos de pesquisa e de extensão e serviços à comunidade); dos docentes (carga horária, titulação, publicação, projetos de pesquisa e de extensão); e da infraestrutura.

Para a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, “é um bom reconhecimento aos cursos, muito próximo da avaliação oficial realizada anualmente pelo Ministério da Educação”. Como conceitos oficiais são divulgados pelo MEC o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A Vice-Reitora explica que, para determinar o IGC, a cada ano é avaliado um conjunto de cursos, de determinada área do conhecimento. Este ano estão em processo de avaliação os cursos da área da Saúde, e até o final deste ano deve sair o resultado das avaliações dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design, Psicologia e dos cursos superiores de tecnologia.