Os acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da UNIJUÍ participaram da gravação dos programas de TV: Agora é Tarde, com Danilo Gentilli; Altas Horas, com Serginho Groissmann; além de visitar a redação do Estado de São Paulo impresso e online, da rádio Eldorado, do Estadão e da Agência Estado e cidades cenográficas da TV Record.
Os acadêmicos saíram de Ijuí na terça-feira e chegaram em São Paulo na quarta, com agenda no Museu da Língua Portuguesa e Estação da Luz. Logo após, participaram da gravação do Agora é Tarde, com Danilo Gentili, na Band. Dois acadêmicos foram entrevistados por Gentili e levaram para todo o país no nome de Ijuí e da UNIJUÍ. O programa foi ao ar na quarta-feira.
Na quinta-feira, 22, os estudantes de comunicação visitaram a redação do jornal Estado de São Paulo, impresso e online; a rádio Eldorado e Agência Estado, que concentra mais de 400 jornalistas. A coordenadora do curso Estadão de Jornalismo, Carla Miranda, recebeu os acadêmicos e falou sobre as tendências da área, ressaltando o crescimento da editoria de economia e o crescimento e ganho com agência de notícias, que vendem informações e fotos para o mundo todo.
A participação na gravação do programa Altas Horas aconteceu na tarde de quinta-feira, o programa vai ao ar neste sábado, dia 24 de agosto. Depois da gravação o apresentador recebeu o professor Felipe Dorneles e os alunos André Costa e Thomás Silvestre para uma entrevista exclusiva. A entrevista foi gravada como parte do projeto web tv que deve ser lançado até o final do mês de setembro, dentro da disciplina de Produção Multimídia I.
Nesta sexta-feira, 23, o grupo seguiu para o Rio de Janeiro, onde visita as cidades cenográficas da TV Record. No sábado o dia será para turismo e no domingo o retorno para Ijuí.
Raíza Goi Borba, acadêmica do curso de Jornalismo, afirma que a viagem é o momento de aliar a teoria à prática. “A viagem é importante para sairmos da teoria da sala de aula e conhecermos na prática como é a produção de um programa de TV, das novelas, como funciona um grande jornal impresso, site e agência de notícias. Foi uma excelente experiência”, afirma.
O professor Felipe Dorneles, que coordena a viagem, destaca que a programação contemplou experiências em diversas áreas de atuação da Comunicação Social, nas quais os alunos puderam ver de perto o exercício diário e prática de cada atividade. “O objetivo é tornar esta viagem permanente, com adequações no roteiro a cada ano”. Está é a segunda edição da viagem que também contou com a presença da secretária do Curso, Liane Van Der Ham Rapachi.