Visitas técnicas marcam viagem do curso de Comunicação Social - Unijuí

Visitas técnicas marcam viagem do curso de Comunicação Social

Participação da gravação do Altas Horas

Os acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da UNIJUÍ participaram da gravação dos programas de TV: Agora é Tarde, com Danilo Gentilli; Altas Horas, com Serginho Groissmann; além de visitar a redação do Estado de São Paulo impresso e online, da rádio Eldorado, do Estadão e da Agência Estado e cidades cenográficas da TV Record.

Os acadêmicos saíram de Ijuí na terça-feira e chegaram em São Paulo na quarta, com agenda no Museu da Língua Portuguesa e Estação da Luz. Logo após, participaram da gravação do Agora é Tarde, com Danilo Gentili, na Band. Dois acadêmicos foram entrevistados por Gentili e levaram para todo o país no nome de Ijuí e da UNIJUÍ. O programa foi ao ar na quarta-feira.

Na quinta-feira, 22, os estudantes de comunicação visitaram a redação do jornal Estado de São Paulo, impresso e online; a rádio Eldorado e Agência Estado, que concentra mais de 400 jornalistas. A coordenadora do curso Estadão de Jornalismo, Carla Miranda, recebeu os acadêmicos e falou sobre as tendências da área, ressaltando o crescimento da editoria de economia e o crescimento e ganho com agência de notícias, que vendem informações e fotos para o mundo todo.

A participação na gravação do programa Altas Horas aconteceu na tarde de quinta-feira, o programa vai ao ar neste sábado, dia 24 de agosto. Depois da gravação o apresentador recebeu o professor Felipe Dorneles e os alunos André Costa e Thomás Silvestre para uma entrevista exclusiva. A entrevista foi gravada como parte do projeto web tv que deve ser lançado até o final do mês de setembro, dentro da disciplina de Produção Multimídia I.

Nesta sexta-feira, 23, o grupo seguiu para o Rio de Janeiro, onde visita as cidades cenográficas da TV Record. No sábado o dia será para turismo e no domingo o retorno para Ijuí.

Raíza Goi Borba, acadêmica do curso de Jornalismo, afirma que a viagem é o momento de aliar a teoria à prática. “A viagem é importante para sairmos da teoria da sala de aula e conhecermos na prática como é a produção de um programa de TV, das novelas, como funciona um grande jornal impresso, site e agência de notícias. Foi uma excelente experiência”, afirma.

O professor Felipe Dorneles, que coordena a viagem, destaca que a programação contemplou experiências em diversas áreas de atuação da Comunicação Social, nas quais os alunos puderam ver de perto o exercício diário e prática de cada atividade. “O objetivo é tornar esta viagem permanente, com adequações no roteiro a cada ano”. Está é a segunda edição da viagem que também contou com a presença da secretária do Curso, Liane Van Der Ham Rapachi.