Exame Celpe-Bras será aplicado na UNIJUÍ em outubro - Unijuí

Exame Celpe-Bras será aplicado na UNIJUÍ em outubro

Exame para obter Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros será aplicado no Câmpus Ijuí

A UNIJUÍ servirá de local para a aplicação do exame Celpe-Bras, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.

As provas, nas modalidades oral e escrita, serão aplicadas no dia 22 de outubro, no Câmpus da UNIJUÍ em Ijuí. A prova escrita será aplicada das 8h30 às 11h30, na Sala C2, onde funciona o Laboratório de Línguas. A orientação é de que os candidatos cheguem ao local com meia hora de antecedência. Já a prova oral será aplicada a partir das 13h30, também na sala C2, sendo que os horários serão agendados seguindo a ordem alfabética dos nomes.

A professora Taíse Possani, do curso de Letras da UNIJUÍ, destaca que o Celpe-Bras é exigido pelas universidades brasileiras para ingresso de estrangeiros em cursos de graduação e em programas de pós- graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Algumas entidades de classe exigem o Celpe-Bras para inscrição profissional, a exemplo do Conselho Federal de Medicina, que exige esse certificado dos médicos estrangeiros para inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina.

Podem se candidatar ao exame todos os estrangeiros, maiores de 16 anos, com escolaridade equivalente ao ensino fundamental brasileiro, que queiram comprovar, para fins educacionais, profissionais ou outros, a sua proficiência em português nos níveis Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Podem também candidatar-se ao exame aqueles que, já tendo obtido certificação, queiram alcançar outro nível mais elevado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, no período entre 8 horas do dia 18 de julho e 23 horas e 59 minutos do dia 13 de agosto de 2013 obedecendo ao horário oficial de Brasília-DF. Os resultados do Exame serão divulgados no Diário Oficial da União e na Internet, estabelecendo-se como data provável o dia 16 de dezembro de 2013. Mais informações pelo e-mail taise.possani@unijui.edu.br.