Acadêmica de Medicina Veterinária tem trabalho premiado em evento internacional - Unijuí

Acadêmica de Medicina Veterinária tem trabalho premiado em evento internacional

Durante o II Simpósio Internacional de Emergências em Pequenos Animais - SIEPA 2013, ocorrido nos dias 28 e 29 de junho na UFRGS, estiveram presentes alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ.

Dentre os trabalhos apresentados, um deles obteve destaque entre os demais, sendo premiado como 2º colocado. O trabalho foi apresentado pela aluna Bruna Portolan Amaral, sob orientação do professor Daniel Müller e foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria.

O trabalho apresentado é intitulado “Manejo Emergencial do Hipoadrenocorticismo em Cão”. Conforme explica a acadêmica, hipoadrenocorticismo é uma endocrinopatia incomum de difícil diagnóstico em cães. Os sinais clínicos são bastante variáveis, e o paciente pode apresentar desde uma simples gastroenterite até sinais de fraqueza e coma, em decorrência da falta de glicocorticoides e mineralocorticóides. O tratamento consiste em restabelecer rapidamente a volemia, principalmente na crise adrenal aguda, com administração de fluidoterapia intravenosa e glicocorticóide. O presente trabalho objetiva relatar o tratamento emergencial de um caso de hipoadrenocortiscismo em uma cadela.