Curso de Enfermagem da UNIJUÍ representado em série de eventos - Unijuí

Curso de Enfermagem da UNIJUÍ representado em série de eventos

Estudantes e professores do curso de Enfermagem da UNIJUÍ estiveram envolvidos representando a Instituição em diversos congressos durante o primeiro semestre do ano.

“Considera-se importante ressaltar que a participação de docentes e de estudantes nos eventos mencionados, é importante, favorece trocas, interações, dá mais visibilidade ao curso e à UNIJUÍ, bem como se constitui em espaços importantes de divulgar a produção científica resultante da pesquisa institucional”, afirma a professor Eniva.

Apresentação de trabalho em Congresso Internacional

De 7 a 9 de março de 2013, a Enfermagem da UNIJUÍ esteve representada no III Encontro Internacional de Neonatologia e I Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao prematuro, que ocorreu no Hospital de Clinicas, em Porto Alegre/RS. Para este evento foram submetidos, aprovados e apresentados dois trabalhos na modalidade oral e dois trabalhos selecionados para publicação nos anais do evento.  Os mesmos foram apresentados pelas acadêmicas Priscila Escobar (bolsista PIBIC-UNIJUI), Cibele Thomé da Cruz (bolsista PIBEX) e Mariana Frohlich (bolsista voluntária de extensão). Além delas, participaram do evento as acadêmicas Gisele Elise Menin, Francieli Krey e aenfermeira Mariléia Stube egressa do Curso de enfermagem e pós-graduanda do curso Lato sensu Enfermagem em Oncologia da UNIJUÍ.

Congresso Brasileiro de Nefrologia

No mês de abril, o Curso de Enfermagem da Unijui se fez presente no V Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia, II Encontro Sul Brasileiro Multidisciplinar em Nefrologia, V Encontro Mayo/PUCRS, XV Jornada Gaúcha de Nefrologia e I Encontro Sul Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Nefrologia, que aconteceu em Gramado/RS, de 11 a 14 de abril. Neste evento foram apresentados quatro trabalhos em forma de pôster. Representando a UNIJUI, estiveram presentes as docentes Eniva Miladi Fernandes Stumm e Eliane Raquel Rieth Benetti; a acadêmica Priscila; e os egressos do curso de Enfermagem Simone Kempfer, Rejane Carla Grysuk e Luís Felipe Franco.

Congresso Internacional na UNIJUÍ

O Curso de Enfermagem também marcou presença no 2º Congresso Internacional em Saúde 2013 – Meio Ambiente e Saúde, na UNIJUI, evento no qual foram apresentados três trabalhos na modalidade oral, uma revisão narrativa e três trabalhos na modalidade pôster.

Congresso Latino-Americando

Ainda no mês de maio, o curso esteve representado no III Congresso Latino-americano de Resistência Microbiana, X Sul Encontro de Controle de Infecção, V Jornada Gaúcha de Antimicrobianos, VII Encontro Gaúcho de Microbiologia Aplicada a Clinica, realizado em Gramado/RS, de 8 a 11 de maio, pela docente Eliane Raquel Rieth Benetti. Neste evento, três trabalhos foram apresentados na modalidade pôster interativo, oriundos de TCC de graduação e de pos graduação lato sensu, os quais estão publicados no Journal of Infecction Control. Também participaram do congresso as egressas do Curso de Enfermagem Rosiléia Antonello e Dulcinara Maboni.

Seminário Nacional

No mês de junho, as docentes Eniva e Eliane participaram do 17º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, em Natal/RN,.de 03 a 05 de junho. Neste evento as docentes apresentaram 3 trabalhos na modalidade oral.

Fórum Internacional

No mês de junho, acadêmicas de enfermagem participaram do 13º Congresso de Stress da ISMA-BR, 15º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 5º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 5º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que aconteceu de 18 a 20, em Porto Alegre/RS. Foram apresentados três trabalhos na modalidade oral, resultantes de TCC de graduação e de Pos graduação Lato sensu pelas bolsistas Priscila e Cibele. .   FOTO 5

Jornada Internacional

Ainda, no primeiro semestre deste ano, a docente Eliane participou do II Encontro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP - Núcleo Santa Maria: Reflexões sobre Práticas Seguras no Cuidado do Paciente e da 3º Jornada Internacional de Enfermagem UNIFRA - (Re)pensando o processo de cuidado de Enfermagem, deste último juntamente com Priscila e a enfermeira, egressa da UNIJUÍ Fabiele Aozane.

Palestras e eventos

Além da participação nestes eventos, o Curso de Enfermagem da UNIJUÍ esteve presente na II Jornada De Enfermagem Do HCI, que neste ano teve como tema Enfermagem Intensivista. A docente Eniva ministrou uma palestra sobre Estresse da Enfermagem em Terapia Intensiva. Ainda, Eniva ministrou a palestra “Estresse no trabalho, como lidar com ele” durante as atividades internas da 5ª SIPAT do Hospital Unimed Noroeste/RS, em 20-06-2013.