Educom Sul inicia na UNIJUÍ - Unijuí

Educom Sul inicia na UNIJUÍ

O II Encontro de Educomunicadores da Região Sul: Educomunicação e Direitos Humanos está em andamento na UNIJUÍ e se estende até sexta-feira, 28. A abertura oficial foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, no Salão de Atos da UNIJUÍ.

A coordenadora do evento, Vera Raddatz, afirmou que “estes dois dias serão de debates acerca de algo que é emergente em termos de sociedade digital e de que precisamos repensar ações em tempos de mídias digitais, que sozinhas não tem valor, mas que precisam ser contextualizadas”.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, reafirmou o posicionamento da universidade em discutir a questão dos direitos humanos e a necessidade de que o direito essencial seja a vida e não mais a propriedade. “É a partir da universidade que vamos construir alternativas e levar a sociedade a rever suas prioridades. É pela educação que vamos levar este debate até a comunidade”. O Reitor ressaltou ainda que não há nada mais fundamental no processo de educação do que a comunicação.

O evento recebeu 400 inscrições de 85 municípios de três regiões do país, representadas pelos estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Durante o evento pesquisadores, professores e estudantes das áreas de Comunicação, Educação, Direitos Humanos e afins, estarão reunidos no Salão de Atos da Unijuí durante a manhã para acompanhar as discussões das mesas temáticas. Na noite desta quinta, às 19h30min, acontece a Conferência “Educomunicação para os Direitos Humanos”, com um dos maiores referenciais da Educomunicação no país, Pro. Dr. Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo. Ismar publicou recentemente a obra “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio”.

As Mesas Temáticas que vão discutir durantes as manhãs do dia 27 e 28 terão a participação de nomes significativos da educação, comunicação e direitos humanos: Ademilde Sartori (Florianópolis), Antonio Nolberto de Oliveira Xavier (Ilhéus-BA), Solón Annes Viola (São Leopoldo); Rosa Maria Bueno Fischer (Porto Alegre); Rosane Rosa (Santa Maria); Jeferson Fernandes (Porto Alegre); Luciene Moura (Santa Maria); Paulo Fenterseifer (Ijuí); Andreia Machado Oliveira (Santa Maria).

Serão apresentados 69 trabalhos nos GTs – Grupos de Trabalho, como Comunicações Científicas (46) e Relatos de Experiências (23), resultado de pesquisas sobre educomunicação e direitos humanos.