Exposição Multimídia resgata história do jornalismo - Unijuí

Exposição Multimídia resgata história do jornalismo

‘Infoera: mídia e jornalismo através da história’ conta com seis locações, e promete ações de interatividade com os visitantes

A UNIJUÍ abre na tarde desta segunda-feira visitação para a exposição multimídia ‘Infoera: mídia e jornalismo através da história’. Desenvolvida por acadêmicos do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, a exposição conta, em seis locações, a história do jornalismo, nas diversas mídias: jornal impresso, rádio, televisão, jornal digital e fotografia, com possibilidade de interatividade.

A exposição conta com uma mostra de oito câmeras fotográficas, desde a década de 1930 até as atuais. Os equipamentos estarão identificados com nome, ano e país de fabricação e proprietário. Uma linha do tempo resgata a história da fotografia, destacando o período de criação de cada equipamento. A última câmera é digital, quando surge a primeira ação de interatividade. O visitante poderá fazer um registro seu na exposição, transferir a foto para um computador, e postá-las na FanPage de Infoera no Facebook.

Outra locação deve revelar aos visitantes as possibilidades de manipulação de imagem, tanto através dos próprios negativos, há décadas, quanto hoje, com softwares como Photoshop. Nesta locação outra possibilidade de interatividade. O visitante poderá editar fotografias, com o auxílio de um tutorial. Estarão expostos negativos, um computador com Photoshop e fotografias manipuladas, das duas formas. Ainda na fotografia, uma mostra deve expor nove imagens que revelam a relação de fotógrafos com seus equipamentos.

Na locação de rádio, quatro aparelhos antigos estarão expostos, com identificação de nome, período de comercialização e proprietário. Em cada um dos aparelhos o visitante poderá, com o auxílio de um mini mp3 player, escutar um áudio da história do rádio, de acordo com a época do aparelho que está conhecendo.

O texto impresso também sofreu mudanças no decorrer da história do jornalismo. Um jornal da década de 1940 estará exposto, ao lado de um netbook que expõe um site de notícias. Neste site, o visitante poderá votar em uma enquete, que questiona sobre o futuro do jornal impresso. Dois áudios contam a história da evolução do texto nesta transição.

Ainda, um vídeo ficcional conta a rotina de um jornalista desde o começo do século XX até os dias atuais: o que mudou, como mudou e quais os desafios da profissão nas próximas décadas. Informativos impressos serão distribuídos aos visitantes.

A exposição é uma atividade do componente curricular Produção Multimídia II, ministrado pelo professor Felipe Dorneles. A organização é dos alunos Alécio Baroni, Araciele Ketzer, Genaro Caetano, Guilherme Sebastiany, João Pedro Vandersand, Margarida Goldschmidt, Mariana Rick, Priscila Heldt, Sabrina Bertollo e Vinicius dos Santos; colaboração: Gabriel Garcia, Jorge Salles, Mateus Tamiozzo, Patricia Kuhn, Rafael Meinecke, Rúbia Schwanke e Suelen Kommers.

‘Infoera: mídia e jornalismo através da história’ estará aberta à visitação do público de 24 a 28 de junho, nos turnos da tarde e noite, no Câmpus da UNIJUÍ em Ijuí. Informações na FanPage da exposição no Facebook.