Exposição “Rádio Na Escola: Um Aprendizado Para Vida” abre visitação - Unijuí

Exposição “Rádio Na Escola: Um Aprendizado Para Vida” abre visitação

A exposição “Rádio na Escola: um aprendizado para a vida”, com a curadoria da professora Vera Lucia Spacil Raddatz, marca os cinco anos de existência do Projeto de Extensão Rádio na Escola, do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ.

O projeto, baseado na educomunicação, implantou durante o período 15 rádios internas nas escolas públicas municipais e estaduais de Ijuí e região e neste ano inaugura mais duas: a “Rádio Geraldão: a rádio que toca o seu coração”, da escola São Geraldo, e a “Rádio Jopovi: a sua voz está aqui”, da Escola Joaquim Porto Villanova.

A exposição é interativa e permite que o visitante tenha contato com o mundo do rádio a partir de um ambiente virtual. O objetivo é compreender o papel do rádio como uma ferramenta que contribui para a educação e a cidadania. A cerimônia de abertura ocorre dia 24, às 16h no Salão Azul da UNIJUÍ, ocasião em que será lançada a Identidade Visual do Projeto, criada pelos alunos de Publicidade e Propaganda da UNIJUÍ, sob orientação da professora Nilse Maria Maldaner. A visitação se estende até o dia 28 de junho, e faz parte da programação do II Educom Sul – II Encontro de Educomunicadores da Região Sul, que ocorre na UNIJUÍ.

Ao mesmo tempo em que a exposição preserva a memória do projeto estabelece uma relação com a importância e a valorização do rádio. Os visitantes poderão interagir por meio de um estúdio virtual, programado em parceria com o curso de Ciência da Computação da Unijuí, com a orientação do Prof. Rogério de Moura Martins e atuação do bolsista PIBIC CNPq Mathias Berwig. O design gráfico das peças foi produzido pelo estudante de Design Gustavo Durão. No estúdio virtual, o Locutor da Hora pode gravar um texto e ouvir sua voz reproduzida no ambiente da exposição. Os visitantes vão conhecer também durante a visitação a história do Rádio na Escola na sala de exibições de vídeos, no passeio pela galeria de fotos digitais e pelos paineis históricos das emissoras inauguradas, guiados pelo bolsista do projeto Andrei Gabriel Fucilini e monitores.

Escolas ou grupos interessados em visitar a exposição devem agendar horário pelo telefone 55.3332.0473, no período da tarde e noite, com Liane, secretária do Curso de Comunicação Social. O Salão Azul se localiza no prédio da Biblioteca Universitária Mário Osório Marques, da UNIJUÍ. Toda comunidade está convidada a participar. O horário de visitação será de terça a sexta, das 9h às 11h30; das 14 às 17h; das 19h às 21h30.