Acadêmicos de Jornalismo mantêm site regional de notícias - Unijuí

Acadêmicos de Jornalismo mantêm site regional de notícias

O Redação K1 é um produto digital, desenvolvido por acadêmicos no componente curricular Jornalismo Digital

Acadêmicos do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da UNIJUÍ mantêm desde o mês de abril o site regional de notícias Redação K1. O produto digital tem como objetivo, além de ser um canal de informação para a sociedade, possibilitar aos acadêmicos a vivência diária de um site de notícias.

O portal de notícias traz informações de tudo o que acontece de mais importante na região noroeste do Estado Rio Grande do Sul. O leitor também encontra espaço para crônicas, enquete e links que direcionam o leitor para outras sites de notícias da região, parceiros do Redação K1.

O professor Felipe Dorneles, que coordena o projeto no componente curricular Jornalismo Digital, explica que a ideia do site surgiu para que os alunos pudessem vivenciar a rotina acelerada de produção online: “temos aula uma vez por semana, porém, montamos uma escala, onde todos os dias dois alunos são responsáveis por produzir matérias para o site. Além da dupla, outro aluno tem o papel de editor, que revisa e publica o material. Ainda, os demais alunos podem produzir matérias extras, em casos de pautas factuais que aconteçam na cidade onde residem”.

E, tudo o que o leitor acessa no site, também está disponibilizado nas redes sociais. A turma mantém uma Fan Page no Facebook, como forma de disseminar as informações também nas redes sociais. São 240 pessoas que já curtiram a página, e recebem todos os dias, via rede social, as informações da região.

O professor destaca que a ideia de um site de notícias com informações da região surgiu, pois, os alunos vêm de diferentes cidades, o que possibilita um envolvimento maior de suas comunidades. E, sobre a atuação nas redes sociais, é uma tendência que diversos veículos de comunicação do Estado estão aderindo, e os alunos precisam estar preparados para enfrentar este mercado diferenciado.

Para a produção das notícias, os alunos atendem a alguns critérios de produção, com a instantaneidade: “aconteceu, tem que estar no site”, destaca o professor. As matérias atendem também a características como hipertextualidade, perenidade, multimídia, não-linearidade, acessibilidade e usabilidade.

Para o aluno Gabriel Garcia, o site é unir a teoria à pratica: “acho que não teríamos tanta noção de como lidar com o meio online e a instantaneidade que ele exige sem criar o site. Além de poder, a cada semana, administrar o Redação K1 e saber das complexidades de uma matéria rápida, factual, especial, enfim, poder estar trabalhando diretamente com isso é um dos maiores aprendizados do componente”.

O nome do site foi inspirado na sala de aula disponibilizada para a produção do eletrônico, sala K1, no Campus da UNIJUÍ, em Ijuí. Integram a equipe de produção do site os estudantes Aline Borgmann, Andrei Fucilini, André Costa, Andriele Müller, Bárbara Garay, Betina Cesa, Bruna Danelli, Daniele Angnes, Ethiene Neves, Gabriel Garcia, Juliano Almeida, Luana Costa, Mateus Geist, Patrícia Khun, Pâmela Moraes, Raiza Goi, Sandro Taborda de Almeida, Thomáz Silvestre.