Editor do jornal Zero Hora realiza palestra na UNIJUÍ - Unijuí

Editor do jornal Zero Hora realiza palestra na UNIJUÍ

Evento teve cobertura simultânea via redes sociais, realizada por acadêmicos do curso de Comunicação Social

Acadêmicos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ participaram na noite de ontem de uma palestra com o editor de imagem do Jornal Zero Hora, Jefferson Botega. O evento, que ocorreu no auditório da Sede Acadêmica, teve cobertura simultânea via redes sociais, realizada por acadêmicos do Curso.

A palestra teve como tema “O que os jornais esperam da imagem”. Jefferson debateu por mais de duas horas com os estudantes sobre a imagem, como elemento básico, somado ao texto, para transmitir informação. Entre os materiais publicados, ele destacou o trabalho “Filho da Rua”, produzido durante três anos.

Aproveitando a conversa com os futuros jornalistas e comunicadores, o editor de imagem da ZH salientou como os fotojornalistas podem se destacar em meio às notícias diárias: “através da imagem é possível fisgar o leitor para parar na página e ler teu texto”, afirma Botega. Ainda segundo ele, a ideia é mostrar para os estudantes que se pode passar alguma coisa com a imagem: “a gente ainda sonha em passar alguma coisa com a fotografia”, finaliza.

Para o coordenador do curso, Marcio Granez, foi um momento fundamental para troca de experiências: “isso permite uma reciclagem de nossos conceitos, o que é salutar para o processo de ensino e aprendizagem”, salienta. A acadêmica de Jornalismo Pamela Moraes acredita ser uma forma dos alunos conhecerem o contexto das redações de grandes jornais: “o jornal dá importância para a fotografia, e a palestra mostrou esta atenção especial para a imagem no jornalismo”.

O editor de imagem do Zero Hora trabalha há 17 anos no Grupo RBS, que comemora o aniversário do Jornal, pelo quinto ano consecutivo, com palestras nos cursos de jornalismo de universidades do Estado. A cobertura da palestra ocorreu através do Twitter, Cover it Life e Facebook, e dos sites Redação K1 e do Zero Hora, produzida pelos acadêmicos Gabriel Garcia, Mariéli Bottega e Mateus Tamiozzo, sob a coordenação do professor Felipe Dorneles.