Acadêmicos de Jornalismo realizam estágio no Exército - Unijuí

Acadêmicos de Jornalismo realizam estágio no Exército

Grupo participa de Estágio de Correspondente de Assuntos Militares, que encerra nesta sexta-feira, em Santa Rosa

Acadêmicos do curso de Jornalismo da UNIJUÍ participam desde terça-feira do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (Ecam), promovido pelo 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec) – Regimento San Martin, de Santa Rosa. O projeto tem como objetivo preparar profissionais da imprensa, professores e estudantes de jornalismo para atuar junto do Exército em áreas de conflito.

No primeiro dia de Estágio, terça-feira, o grupo teve palestra sobre noções de Direito Internacional do Conflito Armado e Humanitário e participou de demonstrações de tiro de fuzil. Ontem, o grupo recebeu noções de orientação, consumo de ração operacional – alimento dos militares em guerra - e participou de uma simulação de invasão ao Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Os participantes, munidos de filmadoras e máquinas fotográficas, faziam a cobertura da invasão, protegidos por militares que comandavam a operação. Figurantes faziam o papel de bandidos. A atividade ocorreu em uma estrutura montada pelos militares dentro do Regimento.

Nesta quinta-feira os participantes participam de um momento cívico, noções de higiene pessoal e primeiros socorros em área de conflito, visita ao Museu do Regimento e palestras sobre o Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial e nas Operações de Força de Paz, com enfoque no Haiti. Na manhã de sexta-feira o grupo participará de uma formatura geral do Dia da Cavalaria e receberão diploma de participação no Ecam.

Além dos acadêmicos da UNIJUÍ: André da Costa, Andressa Streicher, Patricia Kuhn, Priscila Heldt e Raíza Goi, participam do curso estudantes do curso técnico em Publicidade do Instituto Visconde de Cairú, de Santa Rosa. O grupo é acompanhado pelos professores do curso de Jornalismo da UNIJUÍ Felipe Dorneles e Lisandra Steffen.