ENACED debate sobre o profissional da educação - Unijuí

ENACED debate sobre o profissional da educação

Cerca de 400 pessoas participaram da primeira noite do evento, que segue até sexta-feira, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizou na noite desta segunda-feira a abertura oficial do XVI Encontro Nacional de Educação – Enaced. Cerca de 400 pesquisadores, professores e acadêmicos estiveram reunidos no evento, que promove palestras, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências sobre o tema ‘O profissional da educação: relações, identidade e cuidado’.

A palestra de abertura teve como palestrantes os professores do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer e Dr. Sidnei Pithan da Silva. Eles explanaram sobre os desafios de ser professor em um mundo contemporâneo. Na abertura oficial estiveram presentes o Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, a coordenadora do evento, professora Hedi Maria Luft, a secretária municipal de Educação de Santa Rosa, Fabiane Leite, representando a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Elisa Konzen, a presidente do Sinpro/RS, Naíma Wadi e o presidente do CEPERS/Sindicato, Aládio Kotowiski. O professor Paulo Fensterseifer representou o Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

Uma aluna da Escola de Educação Especial Helmuth Simm – APAE de Horizontina realizou uma apresentação de dança antes do painel de abertura do evento. Durante a noite, também ocorreu o lançamento da Conferência Municipal da Educação. O lançamento foi realizado pela secretária municipal de Educação de Santa Rosa, Fabiane Leite. O evento ocorrerá no final do mês de maio, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa e no Campus da UNIJUÍ.

As atividades do Enaced seguem até sexta-feira. Na noite desta terça-feira o tema debatido será ‘O profissional da educação e o cuidado’, apresentado pela Dra. Lilian Mary Martins Zieger, da ANSEB e Dom Bosco, de Porto Alegre. Na quarta-feira a palestra abordará ‘O profissional da educação como trabalhador – identidade profissional’, ministrado pelo Dr. Gaudêncio Frigotto (UFRJ e UERJ), e coordenação da professora do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da UNIJUÍ, Maria Alice Canzi Ames. A quinta-feira será reservada para as apresentações de trabalhos científicos, comunicações de pesquisas e relatos de experiências. E, na sexta-feira, o painel de encerramento da primeira etapa do Enaced terá como tema ‘O profissional da educação e um projeto de escola justo, cooperativo e participativo’, com os professores da UNIJUÍ Dr. Walter Franz, Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach, Ms. Maria Alice Canzi Ames, com coordenação da Dra. Anna Santiago. A segunda etapa do Enaced ocorrerá no mês de agosto.

Sobre o Enaced

O objetivo do Enaced é compreender as implicações e inquietações inerentes à prática docente para aprofundar os conhecimentos sobre as relações, a identidade e o cuidado necessário na atuação profissional, oportunizando uma reflexão sobre os desafios mais recentes que implicam a profissão professor. Para isto, são promovidas palestras, apresentações de trabalhos e oficinas, durante uma semana de programação em cada etapa.

A organização é do Departamento de Humanidades e Educação - DHE da UNIJUÍ, com apoio da FAPERGS, 17ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa, Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Santa Rosa, 10º Núcleo do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Professores do Estado do RS. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.unijui.edu.br/enaced.