Palestras do Congresso Internacional em Saúde e Meio Ambiente discutem temas atuais - Unijuí

Vários palestrantes de renome estarão participando do Congresso Internacional em Saúde e Meio Ambiente que acontece de 14 a 17 de maio, no campus Ijuí da UNIJUÍ.

As inscrições para o congresso podem ser feitas no site do evento, que também disponibiliza a programação completa do evento.

O pesquisador Alain Santandreu será um dos palestrantes de renome internacional que confirmaram presença no evento. Ele comenta sobre sua participação no Congresso Internacional. “O programa tem três apresentações: o Seminário Cidades Sustetáveis, uma conferência e uma mesa redonda. A conferência é sobre ecosaúde e tem por título “Pessoas sãs em ecossistemas sãos” e busca promover um diálogo entre as distintas visões que fazem parte do que se denomina campo da ecosaúde e aborda as determinantes sociais e ambientais da saúde das pessoas e dos ecossistemas”.

Também estará presente José Roque Junges, que trabalha bioética e saúde coletiva na Unisinos, que abordará o tema Saúde, Meio Ambiente e Bioética.  Ele explica sua palestra afirmando que trabalhará “sob a perspectiva da crescente agudização das questões ambientais, como por  exemplo, o aquecimento climático global, que obrigam sempre mais a ter uma visão ecossistêmica da saúde que supere visões reducionistas da saúde que esquecem as condições ambientais e sociais da saúde. Em seguida tentarei mostrar as interfaces entre saúde e meio ambiente, para em terceiro lugar explicitar as questões bioéticas  e os princípios éticos que regem as inter-relações entre saúde e meio ambientes: visão Ecossistêmica da Saúde; interfaces entre Saúde e Meio Ambiente e bioética das inter-relações entre Saúde e Meio Ambiente”.

Já o pesquisador Mario Coelho falará “Soluções para reciclagem de resíduos sólidos e produção de energia”. “Vou mencionar alguns aspectos importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obrigam o poder público a tomar providências com relação aos Resíduos Sólidos Urbanos, Agrícolas, Saúde e Indústria, bem como das obrigações dos cidadãos. Como forma de solucionar o problema mostrarei as soluções que existem hoje e que poderiam ser implementadas, também, aqui no Brasil. Por quê? Quem (partes envolvidas)? Como (com qual tecnologias)? Onde? Com que Recurso?”, ressalta Coelho.

Giana Cognato trará a pauta de discussões o tema "Bionanotecnologia" e tem como objetivo desenvolver conceitos básicos de biologia e nanotecnologia abordando a relação entre a nanotecnologia e a farmacologia, neurociência e toxicologia com destaque para suas utilizações na biomedicina. “O objetivo da palestra é divulgar um novo conceito em tratamentos farmacológicos a nível nano e despertar o interesse dos alunos para esse novo tema que está sendo desenvolvido em várias áreas de conhecimento. Alguns tópicos a serem desenvolvidos conceitos básicos em Nanociência; Nanofarmacologia; Nanotóxicologia e aspectos éticos envolvendo o uso de nanomateriais em medicina”, afirma a pesquisadora.

A professora Graça Simões de Carvalho,Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal, desde 1998, irá falar no  Congresso sobre: “Promoção da Saúde e do Meio Ambiente para uma melhor Cidadania e Qualidade de Vida”, versando aspetos como:o papel da medicina e os determinantes de saúd; o Modelo Biomédico e a Promoção da Saúde; literacia (alfabetização) para a Saúde; abordagem educacional de Promoção da Saúde e a especificidade da ES e EA no ensino/aprendizagem.